PROJETO MEU LUGAR

Autores

  • Jakeline Silva dos Santos
  • Elisabetta Romano Professora Doutora da UFPB
  • Francisco Costa PPGAU/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16637

Palavras-chave:

Concepção, Assistência Técnica, Práticas comunitárias

Resumo

Este artigo apresenta um projeto elaborado por meio de assistência técnica à comunidade Vila Mangueira, na cidade de João Pessoa-PB, no período de fevereiro a outubro de 2014.1 O trabalho foi desenvolvido em parceria com a comunidade; a priori, o objetivo era fazer projetos de melhoria habitacional, tendo em vista que as condições de muitas moradias estavam bem precárias. A própria comunidade inverteu o foco do trabalho e optou por um projeto de melhoria do lugar voltado para um terreno vizinho, vazio e de propriedade pública. Alegaram que seria mais interessante que o projeto trabalhasse uma proposta de espaço público neste local. Dessa forma, o projeto e o processo de assistência técnica a serem desenvolvidos teriam uma abordagem mais coletiva e atenderiam aos moradores como também à população do entorno. Diante desse objetivo, a metodologia definida inseriu a população no processo de projetação. O trabalho desenvolvido traz como contribuição não apenas o resultado do projeto de instalação de equipamentos urbanos na comunidade e a inserção urbana dessa localidade, mas, sobretudo, o processo de elaboração participativa da proposta projetual. O resultado contempla um projeto de intervenção urbana e arquitetônica de um grande espaço público de uso misto, contendo equipamentos de lazer, prática esportiva, mobiliário urbano, uma unidade de Creche Comunitária e uma Unidade de Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.888, de 24 de Dezembro de 2008, Assegura às famílias de baixa renda Assistência Técnica Pública e Gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e altera a Lei no 11.124, de 16 de junho de 2005.Brasília, 24 de dezembro de 2008. Disponível em www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis. Acesso emmaiode 2015.

CUNHA, E. M. P; ARRUDA, A. M. V; MEDEIROS, Y. (Org.). Experiências em Habitação de Interesse Social no Brasil.Brasília: Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação, 2007.

GORDILHO-SOUZA, A. Assistência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e engenharia: Avanços Institucionais. In:6º Projetar -O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática.Anais.Salvador-BA, Brasil, 2013.

GIANNELLA, V; MOURA,M.S . Gestão em Metodologias Não Convencionais para a Gestão Social. Roteiros Gestão Social, Salvador: Série editorial CIAGS, 2009.

LIMA, E. T; MORAES, A. (Org.). Manual de Metodologias Participativas Para o Desenvolvimento Comunitário.Brasíl/Canadá, s/ data.

SANTOS, J, S. Assistência Técnica Pública e Gratuita:Um estudo de implantação para municípios paraibanos. Dissertação de Mestrado PPGAU/UFPB, Paraíba,2014.

SANTOS, J. S, Projeto Meu Lugar: Assistência Técnica Coletiva a Comunidade Vila Mangueira-João Pessoa/Pb. Trabalho Final do Curso de Especialização Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade. Salvador, PPGAU-UFBA, jan.2015.

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO SOCIAL –SEMHAB; PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Termo de referência para contratação de serviços de Assistência Técnica individual na comunidade Mussumago e adjacências.Paraíba, p. 3-14, 2012

Downloads

Publicado

25-04-2018

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, J.; ROMANO, E.; COSTA, F. PROJETO MEU LUGAR. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 111–117, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16637. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16637. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS