PROJETO MEU LUGAR

Autores

  • Jakeline Silva dos Santos
  • Elisabetta Romano Professora Doutora da UFPB
  • Francisco Costa PPGAU/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16637

Palavras-chave:

Concepção, Assistência Técnica, Práticas comunitárias

Resumo

Este artigo apresenta um projeto elaborado por meio de assistência técnica à comunidade Vila Mangueira, na cidade de João Pessoa-PB, no período de fevereiro a outubro de 2014.1 O trabalho foi desenvolvido em parceria com a comunidade; a priori, o objetivo era fazer projetos de melhoria habitacional, tendo em vista que as condições de muitas moradias estavam bem precárias. A própria comunidade inverteu o foco do trabalho e optou por um projeto de melhoria do lugar voltado para um terreno vizinho, vazio e de propriedade pública. Alegaram que seria mais interessante que o projeto trabalhasse uma proposta de espaço público neste local. Dessa forma, o projeto e o processo de assistência técnica a serem desenvolvidos teriam uma abordagem mais coletiva e atenderiam aos moradores como também à população do entorno. Diante desse objetivo, a metodologia definida inseriu a população no processo de projetação. O trabalho desenvolvido traz como contribuição não apenas o resultado do projeto de instalação de equipamentos urbanos na comunidade e a inserção urbana dessa localidade, mas, sobretudo, o processo de elaboração participativa da proposta projetual. O resultado contempla um projeto de intervenção urbana e arquitetônica de um grande espaço público de uso misto, contendo equipamentos de lazer, prática esportiva, mobiliário urbano, uma unidade de Creche Comunitária e uma Unidade de Saúde da Família.

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Referências

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Publicado

25-04-2018

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, J.; ROMANO, E.; COSTA, F. PROJETO MEU LUGAR. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 111–117, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16637. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16637. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS