EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE PROJETO COLABORATIVO E ACESSIBILIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO: A OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Angelina Costa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16638

Palavras-chave:

projeto colaborativo, acessibilidade, pós-graduação, profissionais.

Resumo

O artigo traz experiências acadêmicas e discute como o projeto colaborativo na pós-graduação pode ajudar a construção de um processo de projeto mais acessível, favorecido pela pluralidade de olhares profissionais, sob a ótica do desenho universal. Questiona-se como inserir acessibilidade no processo projetual, sem reduzi-la ao cumprimento da legislação em vigor, o que por si só não garante qualidade ao projeto; e como a participação de vários profissionais (arquitetos, designers, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros), e usuários, contribuem para aprimorar esse processo. Favorecer essa atividade de colaboração ainda é um desafio, mesmo na academia. Apresentam-se 02 experiências, que envolveram cerca de 40 profissionais com formações distintas; a primeira teve 06 etapas e assumiu a forma de Oficinas interdisciplinares e a segunda (com 05 etapas) inseriu usuários com deficiência e mobilidade reduzida no processo. Dentre os resultados, questionários evidenciaram a opinião dos experts acerca da riqueza do “trabalhar em equipe” compartilhando competências e conciliando divergências. Também se tratou da gestão do curto tempo dado para as atividades, e da necessidade de diálogo e a negociação constante entre os membros do grupo.

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Publicado

25-04-2018

Como Citar

COSTA, A. EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE PROJETO COLABORATIVO E ACESSIBILIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO: A OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 80–88, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n1ID16638. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16638. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA