POLÍTICAS PÚBLICAS E A TRANSFORMAÇÃO DE ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS O CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO

O CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Valeria Ferraz Severini Pesquisadora autônoma

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16770

Palavras-chave:

antigas áreas industriais; políticas públicas; espaço público; planejamento urbano, São Paulo.

Resumo

A configuração espacial das antigas áreas industriais da cidade de São Paulo vem atraindo construtoras e incorporadoras que buscam terrenos amplos e planos para viabilizar a implantação de empreendimentos de grande porte, como condomínios residenciais e shopping centers. Considerados polos geradores de tráfego, esses estabelecimentos sobrecarregam a malha viária e saturam a infraestrutura urbana. Além disso, seus projetos não necessariamente vem acompanhados de diretrizes urbanísticas capazes de assegurar uma relação harmoniosa entre espaço público e espaço privado, de conservar o patrimônio histórico edificado ou de ajudar a evitar a descontinuidade do sistema viário. Parte-se da premissa que políticas públicas de desenvolvimento urbano são essenciais para qualificar a transformação dessas áreas, em especial o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento. Diante disso, esse artigo tem como objetivo principal analisar como as diretrizes de requalificação para as antigas áreas industriais, situadas nas orlas ferroviária e fluvial e previstas no Plano Diretor Estratégico, foram de fato incorporadas na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Município de São Paulo. Utiliza-se como metodologia a análise de dados secundários, tomando por base o material disponível no site “Gestão Urbana”, que inclui o texto das respectivas leis, seus mapas e quadros e as cartilhas com as estratégias ilustradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade dos muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo : Edusp, 2000.

HILLIER, Bill. Cities as movement economies. In Space is the machine. Cambridge University Press, 1996.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAMOUNIER, Maria Lúcia. Ferrovias e Mercado de Trabalho no Brasil do Século XIX. São Paulo : Edusp, 2012

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei : legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel, Fapesp, 2003.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

SEVERINI, V. F. POLÍTICAS PÚBLICAS E A TRANSFORMAÇÃO DE ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS O CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO: O CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 8–23, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16770. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16770. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CRÍTICA