CURTAS URBANOS

Debatendo questões urbanas através do audiovisual

Autores

  • Amíria Bezerra Brasil
  • Jayne Lucas Pereira UFRN
  • Elisa Gianvenuti
  • Nathalia Azevedo de Melo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16887

Palavras-chave:

extensão universitária, audiovisual, estudos urbanos

Resumo

O artigo aborda a contribuição do audiovisual na esfera do ensino de Arquitetura e Urbanismo através da análise do projeto de extensão Curtas Urbanos, que promoveu eventos de exibição de curtas-metragens com temáticas relacionadas aos estudos urbanos. Foi realizada uma investigação teórica a respeito da utilização do audiovisual como instrumento de debate e representação de processos urbanos e antropológicos a partir dos trabalhos de Olivieri (2007) e Tavares (2017). Em seguida, analisaram-se as temáticas levantadas pelos curtas-metragens e as discussões realizadas a partir das exibições. As sessões resultaram em ricas discussões acerca dos temas retratados, além do êxito no alcance à um público diverso, integrando professores, estudantes e público externo. Assim, se identificou o valor do audiovisual como uma potente ferramenta para levantar reflexões e questionamentos à respeito de questões urbanas, apresentando contextos desconhecidos ao meio acadêmico em seus moldes convencionais.

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Publicado

14-05-2019

Como Citar

BRASIL, A. B.; PEREIRA, J. L.; GIANVENUTI, E.; DE MELO, N. A. CURTAS URBANOS: Debatendo questões urbanas através do audiovisual. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 141–154, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n1ID16887. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16887. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS