A inovação pedagógica do PFLEX na UFMG
considerações sobre a disciplina e estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18369Palavras-chave:
PFLEX, ensino de projeto arquitetônico, intervenção arquitetônica em patrimônio cultural.Resumo
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais criou, em 2011, uma inovação pedagógica
no ensino de projeto arquitetônico representada por módulos flexibilizados sem posição fixa na grade curricular e de livre escolha
do aluno. O presente trabalho discute os pontos positivos e negativos da experiência e relaciona-a a caso concreto ligado ao tema de
projeto de intervenção em bem cultural.
Downloads
Referências
COLEGIADO DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.
Turno Diurno. Versão 2011/1. Abril de 2012, Belo Horizonte.
ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA. Esboço de projeto – Espaço Comum Luiz Estrela. Belo Horizonte: Espçao Comum Luiz Estrela, 2013. Mimeo.
INEICHEN, Julien. O Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo como instrumento pedagógico: Em busca de um embasamento teórico e metodológico
de uma prática difundida. In: V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura – PROJETAR, Belo Horizonte, 2011
MASCARENHAS, Eduardo; MIRANDA, Juliana Torres de; RIBEIRO, Mariana Macedo. PFLEX: Disciplinas flexibilizadas de projeto no curso
de arquitetura e urbanismo da UFMG. Projetar 2015.
NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: Antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cossac-Naif, 2008
SCHÖN, Donald. Educating the Reflexive Practioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco:
Jossey-Bass Publishers, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.