A inovação pedagógica do PFLEX na UFMG

considerações sobre a disciplina e estudo de caso

Autores

  • Flávio Carsalade UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18369

Palavras-chave:

PFLEX, ensino de projeto arquitetônico, intervenção arquitetônica em patrimônio cultural.

Resumo

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais criou, em 2011, uma inovação pedagógica
no ensino de projeto arquitetônico representada por módulos flexibilizados sem posição fixa na grade curricular e de livre escolha
do aluno. O presente trabalho discute os pontos positivos e negativos da experiência e relaciona-a a caso concreto ligado ao tema de
projeto de intervenção em bem cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Carsalade, UFMG

Professor da UFMG

Referências

COLEGIADO DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

Turno Diurno. Versão 2011/1. Abril de 2012, Belo Horizonte.

ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA. Esboço de projeto – Espaço Comum Luiz Estrela. Belo Horizonte: Espçao Comum Luiz Estrela, 2013. Mimeo.

INEICHEN, Julien. O Workshop de Projeto de Arquitetura e Urbanismo como instrumento pedagógico: Em busca de um embasamento teórico e metodológico

de uma prática difundida. In: V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura – PROJETAR, Belo Horizonte, 2011

MASCARENHAS, Eduardo; MIRANDA, Juliana Torres de; RIBEIRO, Mariana Macedo. PFLEX: Disciplinas flexibilizadas de projeto no curso

de arquitetura e urbanismo da UFMG. Projetar 2015.

NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: Antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cossac-Naif, 2008

SCHÖN, Donald. Educating the Reflexive Practioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco:

Jossey-Bass Publishers, 1987.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Como Citar

CARSALADE, F. A inovação pedagógica do PFLEX na UFMG : considerações sobre a disciplina e estudo de caso. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 26–33, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18369. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18369. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO