O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE

ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121

Palavras-chave:

educação online; ciberespaço; neuroergonomia cognitiva

Resumo

Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problema: como seria possível projetar um ambiente virtual que valorizasse a relação afetiva e que buscasse promover a aprendizagem significativa? A proposta metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três seções e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória. O resultado alcançado demostra que o ambiente virtual usado na Educação online apresenta dificuldades nas interações humanas, justamente porque a qualidade das experiências está vinculada aos modelos de relação humano-máquina de forma passiva e algumas vezes sem significado ao estudante. Em relação à pergunta-problema, foi considerada a relação afetiva entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva. Assim, foi possível destacar uma proposta de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) denominado “Conecta Mais” e que se encontra em fase piloto de implementação em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Luiz Gava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Universidade Positivo - Uniopet

Doutor e ?Mestre em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva (Bolsista PUCPR), Especialista em Noergologia estudo da interface pensamento-cérebro (Bolsista NIP-UNIBEM), Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR) e, Graduado em Filosofia. É membro pesquisador e responsável pelo centro de investigações no Brasil do projeto AutoFocus on Architecture?Philosophy?Neurosciences da Universidade do Porto, Portugal. Realizou doutorado sanduíche pela Universidade do Porto/Portugal 2015-2016 (Bolsista CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) sob orientação da Profª Dra. Sofia Miguens Travis. Estágio de doutorado - alocado como pesquisador - realizado no MLAG (Mind, Language and Action Group), Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente responsável pela disciplina de filosofia e ética da Universidade Positivo. Coordenador da Pós-Graduação EaD: Especialização em Educação Especial com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista na UniOpet. Professor universitário e pesquisador na modalidade EaD. Atualmente pesquisa e publica nacional e internacionalmente sobre EaD, Cérebro Global, Novas Tecnologias e Educação, Inclusão Digital, Ciberespaço, Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Informação, Ética Informacional, Filosofia da Mente, Filosofia da Educação a Distância, Filosofia Para Crianças e Ensino de Filosofia em Ambiente Virtual. Desenvolve estudos acerca das TIC e do Cérebro Global aplicados aos modelos da EaD.

Clovis Ultramari, PUCPR

Arquiteto e urbanista, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Professor Titular da PUCPR no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana.

Referências

CHUPIN, Jean-Pierre. Les prochaines 40 années: le doctorat en architecture à la charnière des enjeux disciplinaires e professionnels. Trames. n. 15. Architecture et Modernité. pp.121-144, 2004.

Agência Estadual de Notícias (AEN). Parceria favorece a inclusão digital no Paraná, 16/03/2016.

ASHTON, Kevin. Making sense of the Internet of Things. Aruba/Hewllet Packard Company, 2017.

ASHTON, Kevin. That Internet of things thing. In: RFID Journal, 2009. Disponível em: http://www.rfidjournal.com/articles/view?4986. Acesso em: 20/02/2021

BASSANI, Patrícia Scherer; BEHAR, Patricia Alejandra. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, 2006.

BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, 2012.

BEHAR, Patricia Alejandra; PASSERINO, Liliana; BERNARDI, Maira. Modelos pedagógicos para educação a distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 2, 2007.

BENNETT, Jane. The vibrant matter: a political ecology of things. Durham, London: Duke University Press, 2010.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, 23 de abril de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 27/07/2021

CATH, Corinne; FLORIDI, Luciano. The Design of the Internet's Architecture by the Internet Engineering Task Force (IETF) and Human Rights. Science and engineering ethics, v. 23, n. 2, p. 449-468, 2016.

CHIAMULERA, Cristiano et al. Virtual reality for neuroarchitecture: cue reactivity in built spaces. Front. Psychol., v. 8, p. 185. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00185/full. Acesso em: 12/07/2021. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00185

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia antiga e de Roma. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2009.

CURITIBA. Lei nº 13.204, de 3 de junho de 2009. Autoriza o poder executivo a criar o conselho municipal de inclusão digital. Curitiba, 03 de junho de 2009. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/c/curitiba/lei-ordinaria/2009/1320/13204/lei-ordinaria-n-13204-2009-autoriza-o-poder-executivo-a-criar-o-conselho-municipal-de-inclusao-digital.html. Acesso em: 27/07/2021

CURITIBA. Prefeitura Municipal de. Curitiba oferece wi-fi público gratuito em 81 endereços, 21/05/2021a. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-oferece-wi-fi-publico-gratuito-em-81-enderecos/59054. Acesso em: 14/07/2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de. Curitibano terá wi-fi público gratuito em 254 locais, 07/01/2021b. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibano-tera-wi-fi-publico-gratuito-em-254-locais/57586. Acesso em: 14/07/2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de. Prefeitura oferece acesso sem fio e gratuito à internet na Rodoviária, 20/03/2015. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-oferece-acesso-sem-fio-e-gratuito-a-internet-na-rodoviaria/35863. Acesso em: 13/07/2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de. Internet grátis sem fio chega a 80 escolas municipais, 29/11/2012a. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/internet-gratis-sem-fio-chega-a-80-escolas-municipais/28006. Acesso em: 13/07/2021.

CURITIBA. Prefeitura Municipal de. Largo da Ordem tem internet gratuita, 05/08/2012b. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/largo-da-ordem-tem-internet-gratuita/27451. Acesso em: 13/07/2021.

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DELEUZE, Guilles. Différence et répétition. Paris: PUF, 1993.

DI FELICE, Massimo. Net-ativismo e ecologia da ação em contextos reticulares. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Manaus, AM, 4 a 7/9/2013.

DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. São Paulo: EDUSP, 2007.

AUTOR. Referência omitida para avaliação, 2008.

DYE, Thomas. Understanding public policy. 14ª ed. Harlow (England): Pearson Education Limited, 2013.

DATA REVOLUTION GROUP. A world that counts: mobilising the data revolution for sustainable development. Independent Expert Advisory Group Secretariat, 2014. Disponível em: https://www.undatarevolution.org/. Acesso em: 27/07/2021

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (org). Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

FLORIDI, Luciano. The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. UK: Oxford University Press, 2014.

FLORIDI, Luciano. The ethics of information. UK: Oxford University Press, 2013.

AUTOR. Referência omitida para avaliação, 2019.

AUTOR. Referência omitida para avaliação, 2016. Acesso em: 27/07/2021

GUTIERREZ, María Jesús Ávila, et al. Neurodiseño y neurousabilidad: un nuevo enfoque del diseño desde la perspectiva de la Neurociencia. Sevilla Técnica, 2011, n. 37, p. 4245.

HERRERA BATISTA, Miguel Ángel. El neurodiseño como una nueva práctica hacia el diseño científico. No Solo Usabilidad, n. 11, 2012.

HIGUERA-TRUJILLO, Juan Luis; LLINARES, Carmen; MACAGNO, Eduardo. The cognitive-emotional design and study of architectural space: a scoping review of neuroarchitecture and its precursor approaches. Sensors, n. 21, p. 2193, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s21062193. Aceso em: 27/07/2021

INSTITUTO DAS CIDADES INTELIGENTE (ICI). Mais 50 escolas curitibanas têm internet wi-fi disponibilizada pelo ICI, 27/10/2014. Disponível em: https://www.ici.curitiba.org.br/noticias/mais-50-escolas-curitibanas-tem-internet-wi-fi-disponibilizada-pelo-ici/925. Acesso em: 14/07/2021.

JONAS. Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

KITCHIN, Rob. The data revolution: big data, open data, data infrastructures and their consequences. London: Sage, 2014.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc, 2012a.

LATOUR, Bruno. Enquête sur les modes d’existence: une anthropologie des modernes. Paris: La Découverte, 2012b.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São paulo: Annablume, 2013.

LEMOS, André.; LÉVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2007a.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaco. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007b.

LEWIN, Kurt. Teoria de campo em Ciência Social. São Paulo: Pioneira, 1965.

LONGHI, Magalí Teresinha et al. Um estudo sobre os fenômenos afetivos e cognitivos em interfaces para softwares educativos. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1, 2007.

LONGHI, Magalí Teresinha; BERCHT, Magda; BEHAR, Patricia Alejandra. Reconhecimento de estados afetivos do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 2, 2007.

MARCO, Joaquín Pérez; ARBELOA, Francisco José Serón; BAGDASARI, Eva Cerezo. Combining cognition and emotion in virtual agents, Kybernetes, v. 46, n. 6, p. 933-946. Disponível em: https://doi.org/10.1108/K-11-2016-0340 2017. Acesso em: 27/07/2021.

MITRA, Sugata; DANGWAL, Ritu. Limits to self-organising systems of learning: the kalikuppam experiment. British Journal of Educational Technology, n. 41, p. 672–688, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2010.01077.x. 2010. Acesso em: 27/07/2021.

MOROZOV, Evgeny. A ascensão dos dados e a morte da política. 2ª reimpressão. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

MOROZOV, Evgeny. The rise of data and the death of politics. The Observer, 19 jul. 2014.

MOROZOV, Evgeny.; BRIA, Francesca. A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 01/03/2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 01/03/2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Acesso à Internet é um dos maiores desafios enfrentados por estudantes no Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91849-acesso-internet-e-um-dos-maiores-desafios-enfrentados-por-estudantes-no-brasil. Acesso em: 12/07/2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 14/07/2021.

OPEN DATA HANDBOOK. What is open data? Open Data Handbook, [s./d.]. Disponível em: http://opendatahandbook.org/guide/en/what-is-open-data/. Acesso em: 27/02/2021.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SANTAELLA, Lucia; CARDOSO, Tarcísio. O desconcertante conceito de mediação técnica em Bruno Latour. Matrizes, v. 9, n. 1, p. 167-185, 2015. ISSN: 1982-2073. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143039560010. Acesso em: 16/05/2021.

SCHULZ, Sonia Hilf. Estéticas urbanas: da pólis grega a metrópole contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 2009.

TAVARES, David Ribeiro et al. An ontological approach of the cognitive and affective product experience, Frontiers in Neuroergonomics, v. 2, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnrgo.2021.602881/full. Acesso em: 17/07/2021. doi: 10.3389/fnrgo.2021.602881

TYNG, Chai M. et al. The Influences of emotion on learning and memory. Front. Psychol, v. 8, p. 1454, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01454/full. Acesso em: 15/07/2021. doi: 10.3389 / fpsyg.2017.01454

UEXKÜLL, Jakob von. Dos animais e dos homens: digressões pelos seus mundos próprios, doutrina dos significados. Lisboa: Livros do Brasil, 1933.

AUTOR. Referência omitida para avaliação, set./dez. 2020.

VILLAROUCO, Vilma et al. Neuroergonomia, neuroarquitetura e ambiente construído – tendencia futura ou presente?. Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 92-112, dez. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1459. Acesso em: 12/072021. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1459

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

30-01-2022

Como Citar

GAVA, G. L.; ULTRAMARI, C. O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 71–88, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121. Acesso em: 26 abr. 2024.