O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE
ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121Palavras-chave:
educação online; ciberespaço; neuroergonomia cognitivaResumo
Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problema: como seria possível projetar um ambiente virtual que valorizasse a relação afetiva e que buscasse promover a aprendizagem significativa? A proposta metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três seções e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória. O resultado alcançado demostra que o ambiente virtual usado na Educação online apresenta dificuldades nas interações humanas, justamente porque a qualidade das experiências está vinculada aos modelos de relação humano-máquina de forma passiva e algumas vezes sem significado ao estudante. Em relação à pergunta-problema, foi considerada a relação afetiva entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva. Assim, foi possível destacar uma proposta de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) denominado “Conecta Mais” e que se encontra em fase piloto de implementação em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná.
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