O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE

ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121

Palavras-chave:

educação online; ciberespaço; neuroergonomia cognitiva

Resumo

Buscou-se, nesta pesquisa, apresentar uma insurgência urbana agravada pela pandemia do coronavírus e que ainda assola a Educação brasileira: a necessidade de trânsito no ciberespaço e o acesso à Educação online. O objetivo da pesquisa teve como proposta central apresentar a seguinte pergunta-problema: como seria possível projetar um ambiente virtual que valorizasse a relação afetiva e que buscasse promover a aprendizagem significativa? A proposta metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três seções e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória. O resultado alcançado demostra que o ambiente virtual usado na Educação online apresenta dificuldades nas interações humanas, justamente porque a qualidade das experiências está vinculada aos modelos de relação humano-máquina de forma passiva e algumas vezes sem significado ao estudante. Em relação à pergunta-problema, foi considerada a relação afetiva entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva. Assim, foi possível destacar uma proposta de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) denominado “Conecta Mais” e que se encontra em fase piloto de implementação em uma instituição de ensino superior do estado do Paraná.

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Biografia do Autor

Gustavo Luiz Gava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Universidade Positivo - Uniopet

Doutor e ?Mestre em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva (Bolsista PUCPR), Especialista em Noergologia estudo da interface pensamento-cérebro (Bolsista NIP-UNIBEM), Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR) e, Graduado em Filosofia. É membro pesquisador e responsável pelo centro de investigações no Brasil do projeto AutoFocus on Architecture?Philosophy?Neurosciences da Universidade do Porto, Portugal. Realizou doutorado sanduíche pela Universidade do Porto/Portugal 2015-2016 (Bolsista CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) sob orientação da Profª Dra. Sofia Miguens Travis. Estágio de doutorado - alocado como pesquisador - realizado no MLAG (Mind, Language and Action Group), Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente responsável pela disciplina de filosofia e ética da Universidade Positivo. Coordenador da Pós-Graduação EaD: Especialização em Educação Especial com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista na UniOpet. Professor universitário e pesquisador na modalidade EaD. Atualmente pesquisa e publica nacional e internacionalmente sobre EaD, Cérebro Global, Novas Tecnologias e Educação, Inclusão Digital, Ciberespaço, Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Informação, Ética Informacional, Filosofia da Mente, Filosofia da Educação a Distância, Filosofia Para Crianças e Ensino de Filosofia em Ambiente Virtual. Desenvolve estudos acerca das TIC e do Cérebro Global aplicados aos modelos da EaD.

Clovis Ultramari, PUCPR

Arquiteto e urbanista, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Professor Titular da PUCPR no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana.

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Publicado

30-01-2022

Como Citar

GAVA, G. L.; ULTRAMARI, C. O FENÔMENO URBANO DA EDUCAÇÃO ONLINE: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 71–88, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26121. Acesso em: 25 nov. 2024.