Da ideia ao projeto urbano, um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31353Palavras-chave:
arquitetura da cidade, projeto urbanoResumo
O Corredor Cultural da Mooca, CCM, é uma ideia que poderá vir a ser um projeto urbano. Situa-se na cidade de São Paulo, no distrito que lhe empresta o nome. Possui forte identidade local, diversificada ocupação do espaço e estrutura coesa à espera de iniciativa que vá além da transformação de parcelas industriais em condomínios fechados, a simples preservação dos bens históricos, ajustes do viário ou zoneamento. O CCM induzirá melhoras na qualidade ambiental a partir do sistema integrado dos elementos urbanos, dos tipos edificados, ajustes locacionais, o aumento dos espaços livres, conforto para as pessoas circularem; a pé, em veículos individuais ou transporte público. A implementação do projeto será possível através de uma empresa de urbanização de gerenciamento privado, formada por parceiros locais e outros de fora, discreta participação da municipalidade, das entidades de proteção ambiental, do patrimônio histórico e infraestrutura. Apresentarei uma maneira de iniciar o projeto como ‘urban design’ e nele o enfoque pelo viés da viabilidade se cruza com as questões conceituais relativas aos elementos urbanos, a participação das pessoas e a compreensão pelo arquiteto andando a pé, observando os espaços e ouvindo opiniões. A área do CCM é de vinte e dois hectares.
Downloads
Referências
Dois ensaios já publicados pela Revista Projetar:
Número 21, Espaço para o projeto urbano;
Número 18, Sobre projetos em malha: do edifício à cidade
O presente ensaio completa uma trilogia com os anteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adilson Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.