Interfaces da poética da economia: o caso da Academia-escola Unileão
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID31623Palavras-chave:
poética da economia, academia-escola Unileão, grupo arquitetura novaResumo
O presente artigo é fruto das inquietações acerca da busca de rebatimentos da “poética da economia”, defendida pelo Grupo Arquitetura Nova, em obras contemporâneas. Para tal, o texto usará para análise o edifício da Academia-escola Unileão, localizado na cidade de Juazeiro do Norte (CE), concebido pelo escritório Lins Arquitetos e Associados. O Grupo Arquitetura Nova, formado pelos arquitetos Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro, teve um curto período de atuação profissional mas abriu caminhos para importantes discussões acerca de uma nova expressão estética pautada no uso de tecnologias construtivas e materiais de baixo custo. Adentrando em investigar esses conceitos, o artigo tem como objetivo compreender como a estratégia de produzir arquitetura a partir de uma economia e simplicidade de materiais se expressa na arquitetura contemporânea, usando como objeto de estudo a Academia-escola Unileão, cuja materialidade se manifesta a partir da disponibilidade dos materiais da região; neste caso como protagonista, o tijolo maciço. A pesquisa de caráter essencialmente exploratória, possui como finalidade discutir os conceitos apontados a partir de uma análise crítica de uma obra arquitetônica da contemporaneidade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto para embasar a discussão, bem como foi possível realizar uma entrevista com uma das arquitetas do projeto a ser analisado. E, assim, conclui-se que a poética da economia, ainda que seja uma vertente ligada à modernidade brasileira, também pode ser identificada em obras contemporâneas, como é o caso da Academia-escola Unileão.
Downloads
Referências
ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura Nova: Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefèvre, de Artigas aos mutirões. São Paulo: Ed. 34, 2002.
ARAÚJO, Ricardo Ferreira de. Poética da economia na arquitetura: do Grupo Arquitetura Nova (GAN) à produção arquitetônica contemporânea. Doutorado (em Arquitetura e Urbanismo). Natal: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, 2018.
BUZZAR, Miguel Antonio. Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994.
HOLANDA, Armando de. Roteiro para construir no Nordeste. Recife: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Faculdade de Arquitetura, UFPE, 1976.
KOURY, Ana Paula. Grupo Arquitetura Nova. Flávio Império, Rodrigo Lefévre, Sérgio Ferro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2003.
LINS, Cíntia. Depoimento. Entrevistadores: Alana Souza Santos, Filipe Batazza, Rodrigo Allgayer. Juazeiro do Norte, 2021. Arquivo digital de áudio e vídeo.
MARCONI, M. A,; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: 8 ed, 2017.
PIÑÓN, H. Teoria do projeto/ Helio Piñon; traduzido por Edson Mahfuz. Porto Alegre:Livraria do Arquiteto, 2006.
SEGAWA, H.; MOACIR MARQUES, S.; DINIZ MOREIRA, F.; JUNQUEIRA DE CAMARGO, M.; GIROTO, I.; MACEDO XAVIER DE FREITAS, M. L. O amor nos tempos do cólera: um relato de experiências didáticas interinstitucionais em meio à pandemia. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 08–23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26488.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Luiza Macedo Xavier de Freitas, Alana Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.