RELAÇÕES ENTRE APRENDIZADO DE PROJETO, TECTÔNICA E TECNOLOGIAS

UMA REVISÃO

Autores

  • Carolina Helena Miranda e Souza UFMG/ IFMG
  • Flávio de Lemos Carsalade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n2ID32436

Palavras-chave:

aprendizado, projeto, arquitetura, tectônica, conteúdos tecnológicos

Resumo

A questão central da pesquisa a partir da qual este artigo foi desenvolvido é verificar a relação entre o desenvolvimento de habilidades em projeto e os conhecimentos sobre tectônica e tecnologia da construção. Neste artigo são apresentados os resultados para uma abordagem dessa questão, pela consulta a relatos em artigos, teses e dissertações publicados por pesquisadores sobre experiências didáticas acerca do tema e os resultados que estes pesquisadores alcançaram. As informações foram levantadas a partir de periódicos e eventos selecionados, repositórios de teses e dissertações, em notícias nas páginas eletrônicas de cursos de Arquitetura e Urbanismo e nos currículos de docentes desses cursos. Os critérios para tais seleções estão explicitados e justificados no texto. Foram encontradas as indicações elaborar modelos, maquetes, modelagem por imersão ou realidade virtual; utilizar ferramentas computacionais paramétricas; executar o projeto desenvolvido; esclarecer objetivos e definir orientações dos exercícios com precisão; destacar que decisões de projeto devem se relacionar aos estudos preliminares; considerar a materialidade desde o início do processo de projeto; adotar escalas de projeto compatíveis com o tempo disponível para seu desenvolvimento; adotar conceitos e referenciais simbólicos relacionados a materialidade e tectônica; utilizar mecanismos de representação como ferramentas ativas de projeto; integrar disciplinas; utilizar modelos de ensino que permitam trocas dialéticas entre arquitetura e engenharia; adotar pesquisa como base para elaboração de projeto; ofertar formação em pós-graduação que qualifique para a abordagem tectônica em projeto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Helena Miranda e Souza, UFMG/ IFMG

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG desde 2014. Doutoranda (início em 2019) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (julho/ 2016) e graduada Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (janeiro/ 2012).

Flávio de Lemos Carsalade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (1999-2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Minas Gerais (1995-1998) e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte (2004-2007). É Professor Titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo nela ingressado em 1982, onde foi seu diretor (2008-2012) e seu vice-diretor (1988-1991). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos arquitetônicos e urbanísticos, patrimônio cultural e ensino de arquitetura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (201-2021). Atualmente é Diretor da Editora UFMG e Presidente do ICOMOS Brasil.

Referências

AGUIAR, Monica; SPENCER, Carlos Eduardo; FAVERO, Marcos. Da ideia à matéria: Uma experiência pedagógica no ensino de estruturas em ateliê integrado de projeto. Arquitextos, São Paulo, fev. 2018. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.213/6900. Acesso em: 18 fev. 2022.

BALBI, Rafaela Santana. A Poética do Projeto: a expressão tectônica de projetos arquitetônicos desenvolvidos em Trabalhos Finais de Graduação em Escolas Brasileiras de Arquitetura e Urbanismo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

______; MEDEIROS, Renato. Experiências docentes e uma reflexão sobre o ensino integrado em arquitetura. In: XXXIV ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. p. 730-741. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJMHBMSjJfUUE0Yzg/view?resourcekey=0-YCo_TCGOkD4L98SDEYm8pw. Acesso em: 10 mar. 2022.

BARBOSA, Normando Perazzo; ROCHA, Germana Costa; VASCONCELOS, Giulan Antônio Rodrigues. Tectônica Bambu – relato de uma experiência. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 1362-1380. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

BERRIEL, Andréa. Tectônica e estereotômica: o ensino de projeto através da apropriação de forças opostas. In: 7º Projetar, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/bitstream/handle/123456789/1040/Comu98.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 04 fev. 2022.

BORGES, Marina Ferreira. Conversas entre arquitetos e engenheiros no ensino de projetos. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

CARNEIRO, Daniel Marostegan; SANTOS NETO, Edson Fernandes D’Oliveira. A abordagem prática e experimental no ensino de Arquitetura e Urbanismo na FAUFBA. Simpósio Temático. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 2053-2054. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

COSTA LIMA, Hélio. Escola Tectônica, Escola Estilística e Ensino de Arquitetura: Limites e Possibilidades de um a Abordagem Tectônica no Ensino de Projeto. In: III ENANPARQ, 2014, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo. p. 1-7. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/Artigos/ST/ST-NPNT-005-2-COSTA%20LIMA.pdf. Acesso em: 08 mar. 2022.

______; ROCHA, Germana. Por uma abordagem tectônica. In: II Projetar, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/236. Acesso: 04 fev. 2022.

DUARTE, Marina M.; STACH, Károla A. Ensino e aprendizagem do comportamento estrutural por meio de modelos físicos. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 286-295.

FIGUEIREDO, Cezar Silvino; ASSIS, Aline Matos Leonel. Uma tectônica outra – a experiência do ensino de estruturas de madeira a partir do projeto de coberturas. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 333-349. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.

LAVERDE, Albenise; OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. As atividades experimentais no contexto acadêmico: o confronto entre o projeto e a materialidade. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 156-166.

LOBOSCO, Tales. Metáfora, analogia e exploração formal no projeto arquitetônico. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 1, n. 3, p. 27-38, 4 out. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16604. Acesso em: 30 mar. 2022.

LIMA, Angélica; VICTAL, Jane. Linguagem da arquitetura e realidade virtual: uma abordagem sobre materialidade, consciência estrutural e espacialidade. In: IV ENEEEA, 2021, Recife/ online. Anais eletrônicos; versão preliminar. Recife/ online. p. 597-611. Disponibilizado por mensagem eletrônica em 15 fev. 2022 às 12:58.

MEDEIROS, Renato. Espaço, forma, função e tecnologia: relato de experiências didáticas em disciplina de introdução ao projeto. In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+3.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. v. 3.

______. O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas Instituições de Ensino Superior. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MODLER, Nébora L; MACIEL, Marcela A.; MODLER, Luís Eduardo. Projeto Arquitetônico e os Sistemas Estruturais – prática didático-pedagógica centrada em conceitos de Engel. In: XXXIV ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. p. 513-523. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJMHBMSjJfUUE0Yzg/view?resourcekey=0-YCo_TCGOkD4L98SDEYm8pw. Acesso em: 10 mar. 2022.

MOSANER, Fábio Ferreira Lins. Estratégias didático-pedagógicas no ateliê de projeto: tectônica, e materialidade. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 735-745. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.

PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros. A estrutura como geradora da forma arquitetônica, uma experiência didática. In: IV ENEEEA, 2021, Recife/ online. Anais eletrônicos; versão preliminar. Recife/ online. p. 369-381. Disponibilizado por mensagem eletrônica em 15 fev. 2022 às 12:58.

PORTOCARRERO, José Afonso; ARAÚJO SILVA, Dorcas; GALDINO, Yara; MACHADO, Maria Fátima. Diálogo entre arquitetura e estrutura a partir da tecnologia das habitações indígenas. In: III ENEEEA, 2017, Ouro Preto. Anais eletrônicos. Ouro Preto. p. 566-575. Disponível em: https://www.facebook.com/ensinoestruturasarquitetura/. Acesso em: 21 out. 2021.

RESENDE, Camila Cavalcanti; MEDEIROS, Renato de. A teoria e a prática do “sentimento estrutural” no processo de ensino‐aprendizagem do projeto arquitetônico. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 608-618.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso; CUNHA, Eduardo Grala da; KREBS, Carlos Leodário Monteiro. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. In: 7º Projetar, 2015, Natal. Anais eletrônicos. Natal. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/bitstream/handle/123456789/930/Art11.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 24 mar. 2022.

SANTOS, Jéssica Mota de Melo; MOREIRA, Fernando Diniz. O ensino de projeto sob a ótica tectônica: uma análise a partir de experiências acadêmicas na Inglaterra e no Brasil.

In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+1.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. v. 1.

SANTOS NETO, Edson Fernandes D’Oliveira. Reflexões sobre o ensino de construção na faculdade de arquitetura da UFBA. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 1257-1274. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

______; LACERDA LOPES, Carlos Nuno. O ensino de construção como ensino de projeto no terceiro ano do curso de arquitetura da FAUP. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. p. 970-984. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

SCHULZ, Victor Mateus. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SOUZA, Sofia Pessoa Lira; ALBUQUERQUE, Augusto Aragão de. Contribuições dos anais para produção e reprodução do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador. P. 1574-1586. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

TSUTSUMI, Edison K.; MACIEL, Marcela A.; MODLER, Nébora L. O ensino de projeto arquitetônico com ênfase em sistemas estruturais: relato de práticas didático‐pedagógicas da UFFS. In: XXXIII Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ENSEA, 2014, Universidade do Vale do Itajaí ‐ UNIVALI. Anais eletrônicos. Camboriú, SC. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view?resourcekey=0-zfQPEdXzq-hOfRLmdTQZrg. Acesso em: 11 mar. 2022. p. 662-678.

VELOSO, Maísa; BATISTA, Mara Raquel; LINHARES, Igor. O que os Seminários PROJETAR nos ensinam? In: 9º Projetar, 2019, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/eiaqqoknz057ezc/AACQ4edI3CTX54kJbkNfb6ala?dl=0&preview=9%C2%BA+PROJETAR+-+Volume+3.pdf. Acesso: 24 mar. 2022. p. 1-15. v. 3.

Downloads

Publicado

21-05-2024

Como Citar

MIRANDA E SOUZA, C. H.; DE LEMOS CARSALADE, F. RELAÇÕES ENTRE APRENDIZADO DE PROJETO, TECTÔNICA E TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 45–58, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n2ID32436. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/32436. Acesso em: 24 dez. 2024.