O JOGO COMO INTERFACE PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DESENHO URBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID33090

Palavras-chave:

Desenho urbano, ateliê de projeto, aprendizagem significativa, jogo

Resumo

A partir de problemas relacionados ao ensino de projeto em sala de aula, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do uso de jogos enquanto ferramenta de ensino de desenho urbano no curso de arquitetura e urbanismo. Para atingir este objetivo, a pesquisa apresenta um relato de experiência que contempla a elaboração e o teste de um protótipo de jogo denominado “jogo do diagnóstico”, aplicado a uma turma da disciplina de Projeto Urbanístico, do oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Configura-se como uma pesquisa exploratória, propositiva e qualitativa. Adota-se como método o Design Science Research (DSR), buscando aplicação do conhecimento científico através da proposição de soluções para os problemas encontrados. O trabalho está dividido em três partes: 1) levantamento bibliográfico sobre ensino de desenho urbano, aprendizagem significativa e jogos; 2) relato de experiência sobre o projeto e a utilização de um protótipo de jogo em ateliê de projeto urbanístico; 3) síntese e avaliação dos resultados observados a partir do referencial teórico e empírico. A experiência relatada foi considerada válida pois obteve êxito no ensino de desenho urbano, revelou novas fragilidades da metodologia e possibilitou o entendimento das problemáticas observadas. Baseando-se nos conceitos de Ensino Reflexivo, Aprendizagem Significativa e Interação Lúdica Significativa, a conclusão da pesquisa apresenta um conjunto de diretrizes para elaboração de jogos para ensino de desenho urbano.

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Biografia do Autor

Vítor Meneses, Universidade Federal de Pernambuco

Arquiteto e urbanista (Unifor), Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Design (UFC) e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE) na linha de pesquisa Arquitetura e Urbanismo. Pesquisador colaborador do Laboratório de Experiência Digital: Ensino, Pesquisa e Extensão (LED-UFC). Foi professor substituto do curso de Edificações do Instituto Federal do Ceará (IFCE-Campus Itapipoca) em 2021, foi professor titular no UniFanor no curso de Design e de Arquitetura e Urbanismo de 2017 a 2022. Atualmente é professor de Arquitetura e Design de Interiores do Centro Universitário Farias Brito (FBUni) e sócio proprietário do escritório Domício Arquitetura e do estúdio Dual Design, onde desenvolve projetos de arquitetura, interiores, paisagismo e design. Seus temas de pesquisa contemplam arquitetura e urbanismo, processo de projeto, desenho urbano, design, tecnologias digitais e jogos para ensino superior.

Leticia Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Leticia Teixeira Mendes - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2004), possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), sob o título - Habitação coletiva contemporânea: inovações metodológicas e tecnologia da informação no processo de projeto e doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP (2014) com período sanduíche na Universidade de Lisboa (FA-ULisboa - 2012/2013), na linha de pesquisa Metodologia e Teoria de Projeto e da Cidade, sob o título - Personalização de Habitação de Interesse Social no Brasil. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE (desde agosto/2014), atuando nos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Expressão Gráfica e Engenharia e como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE) e Design (UFPE). Coordena o grupo de pesquisa do Laboratório do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D e contribui como pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2). Desde 2015 é coordenadora do Laboratório do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D), é membro do comitê científico do congresso SIGRADI e tem atuado como parecerista ad hoc das revistas Ambiente Construído, Arquitetura Revista e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (FACEPE). Foi contemplada com o Projeto Jovem Pesquisador da FACEPE (2021-2023) e Bolsa de Cooperação Técnica FACEPE/SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (2021-2022), com o Auxílio à Projeto de Pesquisa da FACEPE (2015 - 2018), Edital de Melhoria ao Ensino de Graduação e Edital de Apoio Financeiro à Projetos de Extensão PROExC (2021-2022 e 2022-2023). Participou da organização do Congresso de Tecnologia da Informação e Comunicação na arquitetura e construção (TIC 2015), International Conference on Sustainable Intelligent Manufacturing (SIM-2013-ULisboa) e Semana de Licenciatura em Expressão Gráfica (UFPE). Orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Computational Design. Seus principais trabalhos abordam questões relacionadas às áreas de geometria gráfica, prototipagem rápida, fabricação digital, digitalização 3D, automação do processo de projeto, gramática da forma e projeto paramétrico, entre outras. 

Daniel Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutorado em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-UL), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é pesquisador do Design Computation Group (DCG) da FA-UL; Coordenador do Grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Experiência Digital: Ensino, Pesquisa e Extensão (LED). Professor Associado Nível 3 da UFC vinculado à Linha de Percepção e Representação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em modelagem da informação na arquitetura e no urbanismo, atuando principalmente nos temas: BIM - building information modelling, CIM - City Information Modelling.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

MENESES, V. D. de; TEIXEIRA MENDES, L.; CARDOSO, D. R. O JOGO COMO INTERFACE PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DESENHO URBANO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 10–24, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID33090. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/33090. Acesso em: 11 out. 2024.