O JOGO COMO INTERFACE PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DESENHO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID33090Keywords:
Desenho urbano, ateliê de projeto, aprendizagem significativa, jogoAbstract
A partir de problemas relacionados ao ensino de projeto em sala de aula, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do uso de jogos enquanto ferramenta de ensino de desenho urbano no curso de arquitetura e urbanismo. Para atingir este objetivo, a pesquisa apresenta um relato de experiência que contempla a elaboração e o teste de um protótipo de jogo denominado “jogo do diagnóstico”, aplicado a uma turma da disciplina de Projeto Urbanístico, do oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Configura-se como uma pesquisa exploratória, propositiva e qualitativa. Adota-se como método o Design Science Research (DSR), buscando aplicação do conhecimento científico através da proposição de soluções para os problemas encontrados. O trabalho está dividido em três partes: 1) levantamento bibliográfico sobre ensino de desenho urbano, aprendizagem significativa e jogos; 2) relato de experiência sobre o projeto e a utilização de um protótipo de jogo em ateliê de projeto urbanístico; 3) síntese e avaliação dos resultados observados a partir do referencial teórico e empírico. A experiência relatada foi considerada válida pois obteve êxito no ensino de desenho urbano, revelou novas fragilidades da metodologia e possibilitou o entendimento das problemáticas observadas. Baseando-se nos conceitos de Ensino Reflexivo, Aprendizagem Significativa e Interação Lúdica Significativa, a conclusão da pesquisa apresenta um conjunto de diretrizes para elaboração de jogos para ensino de desenho urbano.
Downloads
References
ABT, Clark C. Serious games. Lanham: University Press of America, 1987.
AUSUBEL, D.P. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas. Traducción al español de Roberto Helier D., de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view, 1976.
BARBOSA, Percia Paiva. Metodologias ativas para o docente no ensino superior. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
BARROS, P. A.; ROCHA, M. I.; BEZERRA, F. G. Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (Ctrl+E), 2., 2017, Mamanguape. Anais [...]. Mamanguape: Universidade Federal da Paraíba, 2017. p. 635-641. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AR_18_145.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.
BEIRÃO, José Nuno; MONTENEGRO, Nuno; ARROBAS, Pedro. “City Information Modeling: parametric urban models including design support data”. In: Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana. Anais…Lisboa: 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces06_06.pdf>. Acesso em: 27 mai 2020.
BRAIDA, F.; ROSA, A. A.; SILVA, I. F.; HOMEM, D. M.; JARDIM, A. S. A exploração do mundo projetual dos blocos de montar por meio do jogo digital interativo Minecraft. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 19., 2015, Florianópolis. Anais [...]. São Paulo: Edgard Blücher, 2015. p. 371-377. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/articledetails/22342. Acesso em: 26 ago. 2020.
BRAIDA, Frederico. Da Aprendizagem Baseada em Problemas à Aprendizagem Baseada em Projetos: estratégias metodológicas para o ensino de projeto nos cursos de Design à luz dos paradigmas contemporâneos. In: Actas de Diseño n. 17, IX Encuentro Latinoamericano de Diseño 2014 - Diseño en Palermo. jul. 2014, 142-146.
DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.
DEWEY, John. Democracy and education. New York: Simon & Schuster, 1997.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR; José Antônio Valle. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DOMINGUES, Delmar. O sentido da gamificação. In: SANTAELLA, L; NESTERIUK, S; FAVA, F.(orgs,) Gamificação em debate. São Paulo: Blucher, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed., 6ª reimp. São Paulo: Atlas, 2014.
HUIZINGA, J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2004.
INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL (IAB). Guia 3: diretrizes para desenho urbano. Fundação Bernard van Leer: São Paulo, 2021.
LEDRUT, Raymond. L'espace en question: ou, Le nouveau monde urbain. Éditions Anthropos, c1976, tiragem de 1977.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MONTREZOR, D. P., & BERNARDINI, S. P. Planejamento e desenho urbanos: uma conciliação possível? urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 11, 2019. https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20180133
MONTEIRO, Circe M. G.; DANTAS, Ney B. O TAO urbano: Uma experiência de ensino de desenho urbano. I Seminário Nacional sobre ensino e pesquisa em projeto de arquitetura. PPGAU-UFRN: Natal, 2003.
MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal, aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play – Game Design Fundamentals. Cambridge: MIT, 2012.
ORTEGA, Artur Renato; WEIHERMANN, Silvana; BAIBICH, Tânia Maria. Diálogos gráficos: uma didática do ateliê de arquitetura. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
RHEINGANTZ, P. A. Arquitetura da autonomia: bases pedagógicas para a renovação do Atelier de Projeto de Arquitetura. In: MARQUES, S.; LARA, F. (Org.) PROJETAR: Desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC – Editora Virtual Científica, 2003.
SCHON, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TEIXEIRA. Maria Fernanda Incote Montanha. Conceitos Contemporâneos Sobre Planejamento Urbano, Desenho Urbano E Sua Relação. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v.20, n.26, 1º sem. 2013.
VAN AMSTEL, Frederick M. C. O papel dos jogos no desenvolvimento de agência transformadora. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Vol. 3 N. 2, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vítor Meneses, Leticia Mendes, Daniel Cardoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.