VIVA VARADOURO

EXPLORANDO RAÍZES POR UMA CULTURA PARTICIPATIVA E PROTAGONISTA

Autores

  • Caio Henrique Aguiar Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Islena Dias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Antonio Alexandre Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34682

Palavras-chave:

Intervenção em preexistências, ateliê virtual, centro cultural, centro hist´órico, varadouro

Resumo

O presente artigo discorre sobre a produção de uma proposta de intervenção no Centro Histórico de João Pessoa (PB) como resposta ao concurso de ideias desenvolvido no Ateliê Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura – IVADS de 2023. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de alunos de graduação, monitores de pós-graduação e docentes orientadores, pertencentes a quatro instituições de ensino: UFRN, UFPB, UFPE e ULisboa. O trabalho está estruturado em três partes, contemplando uma breve contextualização do local intervisto, as ideias iniciais e o processo projetual e, por fim, o produto final apresentado. As decisões projetuais tomadas pela equipe se basearam em estudo bibliográfico acerca da temática de proposições de intervenção na preexistência, elencando aspectos fundamentais para a proposição projetual em respeito ao edificado patrimonial, bem como para a concepção de ambientes criativos. Os resultados apontam estratégias de projeto que aproximam a vivência do centro histórico com a economia criativa, por meio de soluções aplicadas em todo o conjunto edificado, assim como na praça localizada no entorno imediato. Ademais, o produto final reforça a importância da comunicação e da interligação entre os fluxos de pedestres e as diversas possibilidades de uso que podem ocorrer no local de intervenção, como pontos norteadores de uma proposição adequada à realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al restauro: Teoria, storia, monumenti. Napoli: Liguori, 1997.

CARTA DE VENEZA. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=236>. Acesso em: 8 nov. 2023.

ICOMOS. Disponível em: https://www.icomos.org.br/. Acesso em: 8 nov. 2023.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dossiê - Proposta de Requalificação das Áreas Urbanas do Porto do Capim e da Vila Nassau. IPHAN, João Pessoa/PB. 2012.

MILANESI, Luis. A casa da invenção. Ateliê Editorial. São Caetano do Sul, 1997.

LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MOURA Filha, Maria Berthilde. De Filipéia à Paraiba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil: séculos XVI- XVIII. IPHAN: João Pessoa/PB, 2010.

TIESDELL, Steven; OC, Taner; HEATH, Tim. Revitalizing Historic Urban Quarters. Oxford: Architectural Press, 1996. 234p.

VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália. Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo. Recife: Editora UFPE, 2022.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

AGUIAR, C. H. G. D.; DIAS, I. M. D. C. .; ALEXANDRE NETO, A. VIVA VARADOURO: EXPLORANDO RAÍZES POR UMA CULTURA PARTICIPATIVA E PROTAGONISTA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 291–299, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34682. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34682. Acesso em: 27 abr. 2024.