VIVA VARADOURO
EXPLORANDO RAÍZES POR UMA CULTURA PARTICIPATIVA E PROTAGONISTA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34682Keywords:
Intervenção em preexistências, ateliê virtual, centro cultural, centro hist´órico, varadouroAbstract
O presente artigo discorre sobre a produção de uma proposta de intervenção no Centro Histórico de João Pessoa (PB) como resposta ao concurso de ideias desenvolvido no Ateliê Virtual Internacional de Projeto de Arquitetura – IVADS de 2023. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de alunos de graduação, monitores de pós-graduação e docentes orientadores, pertencentes a quatro instituições de ensino: UFRN, UFPB, UFPE e ULisboa. O trabalho está estruturado em três partes, contemplando uma breve contextualização do local intervisto, as ideias iniciais e o processo projetual e, por fim, o produto final apresentado. As decisões projetuais tomadas pela equipe se basearam em estudo bibliográfico acerca da temática de proposições de intervenção na preexistência, elencando aspectos fundamentais para a proposição projetual em respeito ao edificado patrimonial, bem como para a concepção de ambientes criativos. Os resultados apontam estratégias de projeto que aproximam a vivência do centro histórico com a economia criativa, por meio de soluções aplicadas em todo o conjunto edificado, assim como na praça localizada no entorno imediato. Ademais, o produto final reforça a importância da comunicação e da interligação entre os fluxos de pedestres e as diversas possibilidades de uso que podem ocorrer no local de intervenção, como pontos norteadores de uma proposição adequada à realidade local.
Downloads
References
CARBONARA, Giovanni. Avvicinamento al restauro: Teoria, storia, monumenti. Napoli: Liguori, 1997.
CARTA DE VENEZA. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=236>. Acesso em: 8 nov. 2023.
ICOMOS. Disponível em: https://www.icomos.org.br/. Acesso em: 8 nov. 2023.
IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dossiê - Proposta de Requalificação das Áreas Urbanas do Porto do Capim e da Vila Nassau. IPHAN, João Pessoa/PB. 2012.
MILANESI, Luis. A casa da invenção. Ateliê Editorial. São Caetano do Sul, 1997.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
MOURA Filha, Maria Berthilde. De Filipéia à Paraiba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil: séculos XVI- XVIII. IPHAN: João Pessoa/PB, 2010.
TIESDELL, Steven; OC, Taner; HEATH, Tim. Revitalizing Historic Urban Quarters. Oxford: Architectural Press, 1996. 234p.
VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália. Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo. Recife: Editora UFPE, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Caio Henrique Aguiar, Islena Dias, Antonio Alexandre Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.