CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL

Autores

  • Dalton Bertini Ruas UFPB
  • Ana Marta Feliciano Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34685

Palavras-chave:

estúdio virtual de projeto, ensino de projeto, intervenção no patrimônio construído

Resumo

O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada em relação aos ateliês de projeto. Nos limites e desafios interculturais, são descritos os procedimentos e dificuldades de implementação pedagógica de um estúdio de projeto virtual em um contexto multicultural; no intervir no construído, são refletidos os dilemas contemporâneos de construir no construído, com o desenvolvimento de estratégias para a sua reabilitação contextualizada; e, por último, são pautados as constituições materiais, programáticas e espaciais, de modo transversal no projeto, a partir da extração, utilização e emprego da madeira no projeto arquitetônico. Metodologicamente, construiu-se a reflexão destes três pontos a partir da experiência dos professores, os relatos dos alunos e a justaposição das imagens que acompanharam gradualmente o desenvolvimento do projeto.  As considerações finais do artigo apontam um amadurecimento metodológico dos discentes a partir da revisão de práticas cristalizadas nos ateliês de projeto, uma desconstrução e reconstrução do programa arquitetônico, para mirar no futuro uma cidade que considera seu passado e a constrói a partir de valores contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE GRACIA, F. Construir en lo Construido; La arquitectura como modificación. Madri: ed. Nerea, S.A., pp. 107.

BARROS LIMA. Arquitetura Vernacular Praieira. Recife Barros Lima, 2007.

DE LUNA, J. C. Ensaio projetual sobre um centro comunitário de cultura contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso. João Pessoa: UFPB, 2022.

Estúdio Paulo Alves. Disponível em https://pauloalves.com.br/. Acesso em 10 de novembro de 2023.

FELICIANO, A. M. ; LEITE, A. S. (orgs.). Memória, Arquitectura e Projecto, Reflexão e Propostas para uma reabilitação sustentada do Património Urbano e Arquitectónico. Lisboa : Ed. By the Book, 2016.

HUSSAIN, M.; WILKINSON, R. The Pursuit of comparative aesthetics: an interface between East and West. Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2006.

Portal Achdaily. Disponível em archdaily.com.br. Acesso em 10 de novembro de 2023.

PORTUGAL, A. C. Portal Turista Profissional. Disponível em: https://turistaprofissional.com/lx-factory-o-lado-cool-de-lisboa/ Acesso em 08 de Novembro de 2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. João Pessoa : UFPB, 2012. Disponível em : https://ct.ufpb.br/ccau/contents/documentos/projeto-politico-pedagogico-ppc/ppc-2012-atualizado.pdf/view Acesso em 05 de novembro de 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico : Curso de Graduação do Curso em Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Recife : UFPE, 2016. Disponível em : https://www.ufpe.br/documents/863552/863575/ppc_arquitetura_rev_2016.pdf/87dc0c8a-79f7-46b6-9dab-a65f31f09914 Acesso em 06 de novembro de 2023.

Downloads

Publicado

24-01-2024

Como Citar

RUAS, D. B. .; FELICIANO, A. M. . CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 196–202, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34685. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34685. Acesso em: 26 dez. 2024.