CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34685Palavras-chave:
estúdio virtual de projeto, ensino de projeto, intervenção no patrimônio construídoResumo
O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada em relação aos ateliês de projeto. Nos limites e desafios interculturais, são descritos os procedimentos e dificuldades de implementação pedagógica de um estúdio de projeto virtual em um contexto multicultural; no intervir no construído, são refletidos os dilemas contemporâneos de construir no construído, com o desenvolvimento de estratégias para a sua reabilitação contextualizada; e, por último, são pautados as constituições materiais, programáticas e espaciais, de modo transversal no projeto, a partir da extração, utilização e emprego da madeira no projeto arquitetônico. Metodologicamente, construiu-se a reflexão destes três pontos a partir da experiência dos professores, os relatos dos alunos e a justaposição das imagens que acompanharam gradualmente o desenvolvimento do projeto. As considerações finais do artigo apontam um amadurecimento metodológico dos discentes a partir da revisão de práticas cristalizadas nos ateliês de projeto, uma desconstrução e reconstrução do programa arquitetônico, para mirar no futuro uma cidade que considera seu passado e a constrói a partir de valores contemporâneos.
Downloads
Referências
DE GRACIA, F. Construir en lo Construido; La arquitectura como modificación. Madri: ed. Nerea, S.A., pp. 107.
BARROS LIMA. Arquitetura Vernacular Praieira. Recife Barros Lima, 2007.
DE LUNA, J. C. Ensaio projetual sobre um centro comunitário de cultura contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso. João Pessoa: UFPB, 2022.
Estúdio Paulo Alves. Disponível em https://pauloalves.com.br/. Acesso em 10 de novembro de 2023.
FELICIANO, A. M. ; LEITE, A. S. (orgs.). Memória, Arquitectura e Projecto, Reflexão e Propostas para uma reabilitação sustentada do Património Urbano e Arquitectónico. Lisboa : Ed. By the Book, 2016.
HUSSAIN, M.; WILKINSON, R. The Pursuit of comparative aesthetics: an interface between East and West. Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2006.
Portal Achdaily. Disponível em archdaily.com.br. Acesso em 10 de novembro de 2023.
PORTUGAL, A. C. Portal Turista Profissional. Disponível em: https://turistaprofissional.com/lx-factory-o-lado-cool-de-lisboa/ Acesso em 08 de Novembro de 2023
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. João Pessoa : UFPB, 2012. Disponível em : https://ct.ufpb.br/ccau/contents/documentos/projeto-politico-pedagogico-ppc/ppc-2012-atualizado.pdf/view Acesso em 05 de novembro de 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico : Curso de Graduação do Curso em Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Recife : UFPE, 2016. Disponível em : https://www.ufpe.br/documents/863552/863575/ppc_arquitetura_rev_2016.pdf/87dc0c8a-79f7-46b6-9dab-a65f31f09914 Acesso em 06 de novembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dalton Bertini Ruas, Ana Marta Feliciano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.