O ATELIER VIRTUAL INTERNACIONAL DE PROJETO DE ARQUITETURA – IVADS 2023
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID35131Palavras-chave:
ateliê virtual, projeto, arquitetura, aprendizado, colaboraçãoResumo
Este artigo apresenta e discute uma experiência de atelier de projeto colaborativo, desenvolvida de maneira majoritariamente virtual entre setembro e outubro de 2023. O International Virtual Architectural Design Studio - IVADS 2023, atividade associada ao 11º Seminário PROJETAR, reuniu mais de 60 participantes, entre professores, estudantes de graduação e de pós-graduação de quatro instituições parceiras – UFRN, UFPB, UFPE e ULisboa. O IVADS 2023 teve como tema “Intervenções na Preexistência – Concepção de espaços para economia criativa em edificações de valor patrimonial no Bairro de Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa, local de realização do 11º PROJETAR. Os principais objetivos desta experiência pedagógica foram fomentar a interação e a colaboração entre docentes e discentes de diferentes escolas separadas geograficamente, em torno de um tema e de uma área de intervenção projetual comuns, em atividades desenvolvidas sobretudo de maneira virtual, utilizando ferramentas e técnicas de auxílio à concepção e ao desenvolvimento do projeto. As atividades consistiram em aulas, palestras, reuniões coletivas e trabalhos de atelier. Apesar do curto tempo de duração - 10 dias - e da pouca familiaridade de parte dos alunos com o tema e a área de estudo, as propostas em nível de estudo preliminar revelaram o esforço de compreensão dos problemas de projeto, de aproximação com as comunidades envolvidas e de preservar ao máximo as estruturas preexistentes. Pedagogicamente, mais do que uma experiência de ensino, considera-se que o IVADS 2023 consistiu em uma rica experiência de aprendizagem colaborativa, tanto no que se refere a estudantes como professores.
Downloads
Referências
BRANDI, C. Teoria da Restauração. Trad. Beatriz Kühl, Cotia/São Paulo, Ateliê Editorial, 2004.
CELANI, G. Colaboração remota no projeto de arquitetura e urbanismo em um contexto de isolamento social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 163–167, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23866. Acesso em 15 de dezembro de 2023.
DE GRACIA, F. Construir en lo construido - la arquitectura como modificación. Madrid: NEREA, 1992.
LEBAHAR, J.C. Approche didactique de l’enseignement du projet en Architecture. ENSA-Marseille-Luminy, Marseille, 1999.
LUNA, J.L.C. Ensaio projetual sobre um centro comunitário de cultura contemporânea no Centro Histórico de João Pessoa. Trabalho de Conclusão de Curso, CAU-UFPB, 2022. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26546. Acesso em 15 de dezembro de 2023.
NERY, J.; BAETA, R. Do restauro à recriação: as diversas possibilidades de intervenção no patrimônio construído. Arquitextos, São Paulo, ano 15, n.179.07, maio, 2015. Disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.179/5534. Acesso em 15 de dezembro de 2023.
SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SILVA, H.A. et al. Métodos de análises e de desenvolvimento de projetos de arquitetura na contemporaneidade. Projeto de Pesquisa Propesq/UFRN, 2018. Código do Projeto: PVG15567-2018.
VELOSO, M. Potenciais e limites didático-pedagógicos dos ateliês virtuais de projeto de arquitetura. Projeto de Produtividade em Pesquisa. CNPq, 2021. Processo Nº 317054/2021-0.
VELOSO, M. et. al. Novas Pedagogias do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: uma análise das potencialidades e limites dos ateliês virtuais. Projeto de Pesquisa Propesq/UFRN, 2019. Código do Projeto: PVG16489-2019.
VIEIRA-DE-ARAÚJO, N. Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído – Brasil e Itália em diálogo. Recife, Editora da UFPE, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maísa Veloso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.