CAU-UFRN: A PESQUISA NA ÁREA DE PROJETO E OS PROJETOS VENCEDORES DE CONCURSOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37772Palavras-chave:
Projeto, Pesquisa, Concursos, Arquitetura, UrbanismoResumo
Este texto apresenta parte dos resultados da pesquisa intitulada “50 anos do CAU-UFRN: emergência e evolução da pesquisa na área de Projeto e seus rebatimentos no ensino”, que objetivou documentar e analisar o processo de introdução da investigação científica neste campo no âmbito do Departamento de Arquitetura e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sua evolução ao longo dos anos. A investigação levantou, em um primeiro momento, os projetos de pesquisa coordenados por professores da área de Projeto, observando temas, objetos de estudos, abordagens teóricas e métodos empregados, assim como as contribuições para o ensino de graduação e de pós-graduação e para a produção de conhecimentos científicos nessa área. Em um segundo momento, foram levantados os projetos de concurso de Arquitetura e Urbanismo que obtiveram premiação ou menção honrosa, envolvendo estudantes e professores do curso. O período observado, dos anos 2000 até os dias atuais, coincide com o início da pós-graduação, a criação do Laboratório de Projetos Integrados (LAPIs) e do Grupo de Pesquisa Projetar, fatores fortemente associados. Quanto às pesquisas, os resultados evidenciam a diversidade temática, de abordagens e métodos empregados indicando a transversalidade da pesquisa neste campo e seu diálogo com outras áreas de conhecimentos, além de uma significativa produção científica dos pesquisadores envolvidos, o que também inclui estudantes de graduação e de pós-graduação. Quanto aos projetos de concurso, as premiações e menções honrosas recebidas são indicativos da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão realizados neste curso.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A, (Orgs.). Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, Vozes, 2018
CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, Vozes, 2011.
CROSS, N. Expertise in Design: an overview. Design Studies. 25. 2004. p.427-441.
KOWALTOWSKI, D.; MOREIRA, D. As pesquisas sobre processos de projeto em arquitetura: argumentos para uma reflexão. Revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente, v.1.n.1, p.42-52, novembro, 2015.
LARA, F. e MARQUES, S. (Orgs.). PROJETAR: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LAWSON, B. Design Research in Architecture: An Overview. Design Studies. v.36.n.1.p.125-130, janeiro, 2015.
LIMA, C. T. C.; AZEVEDO, J.; MEDEIROS, L.; MEDEIROS, R.; ELALI, G. A. Docilidade ambiental: cartilha de sensibilização. Natal: EdUFRN, 2020.
SAUNDERS, E. Design Research in 2006. Design Research Quarterly, 1:1 Sept. 2006.
SYKES, C. Constructing a New Agenda for Architecture: Architectural Theory 1993-2009. Nova York, Princeton Architectural Press, 2011.
TINOCO, M.; VELOSO, M.; MARQUES, S.; ELALI, G.A.; TRIGUEIRO, E. Arquitetura e Produção de conhecimentos, os concursos recentes no Brasil. Projeto de Pesquisa. CNPq, Edital MCT/CNPq 40/2008 – Universal.
VELOSO, M.; ELALI G. A. (Orgs.). Projeto, desenhos e (con)textos: uma análise da produção acadêmica de Trabalhos Finais de Graduação do Brasil. 1. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2011.
VELOSO, M.; ELALI, G. A. Qualidade de Vida Urbana em Natal. Natal: EdUFRN, 2006.
VELOSO, M. A Pesquisa na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (2003-2015). Projeto de Pesquisa, Produtividade em Pesquisa, CNPq, Processo nº 309063/2015-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maísa Veloso, Gleice Azambuja Elali, Victor Gabriel Militão da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.