CAU-UFRN: A PESQUISA NA ÁREA DE PROJETO E OS PROJETOS VENCEDORES DE CONCURSOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37772Palabras clave:
Projeto, Pesquisa, Concursos, Arquitetura, UrbanismoResumen
Este texto apresenta parte dos resultados da pesquisa intitulada “50 anos do CAU-UFRN: emergência e evolução da pesquisa na área de Projeto e seus rebatimentos no ensino”, que objetivou documentar e analisar o processo de introdução da investigação científica neste campo no âmbito do Departamento de Arquitetura e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sua evolução ao longo dos anos. A investigação levantou, em um primeiro momento, os projetos de pesquisa coordenados por professores da área de Projeto, observando temas, objetos de estudos, abordagens teóricas e métodos empregados, assim como as contribuições para o ensino de graduação e de pós-graduação e para a produção de conhecimentos científicos nessa área. Em um segundo momento, foram levantados os projetos de concurso de Arquitetura e Urbanismo que obtiveram premiação ou menção honrosa, envolvendo estudantes e professores do curso. O período observado, dos anos 2000 até os dias atuais, coincide com o início da pós-graduação, a criação do Laboratório de Projetos Integrados (LAPIs) e do Grupo de Pesquisa Projetar, fatores fortemente associados. Quanto às pesquisas, os resultados evidenciam a diversidade temática, de abordagens e métodos empregados indicando a transversalidade da pesquisa neste campo e seu diálogo com outras áreas de conhecimentos, além de uma significativa produção científica dos pesquisadores envolvidos, o que também inclui estudantes de graduação e de pós-graduação. Quanto aos projetos de concurso, as premiações e menções honrosas recebidas são indicativos da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão realizados neste curso.
Descargas
Citas
CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A, (Orgs.). Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, Vozes, 2018
CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (Orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis, Vozes, 2011.
CROSS, N. Expertise in Design: an overview. Design Studies. 25. 2004. p.427-441.
KOWALTOWSKI, D.; MOREIRA, D. As pesquisas sobre processos de projeto em arquitetura: argumentos para uma reflexão. Revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente, v.1.n.1, p.42-52, novembro, 2015.
LARA, F. e MARQUES, S. (Orgs.). PROJETAR: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LAWSON, B. Design Research in Architecture: An Overview. Design Studies. v.36.n.1.p.125-130, janeiro, 2015.
LIMA, C. T. C.; AZEVEDO, J.; MEDEIROS, L.; MEDEIROS, R.; ELALI, G. A. Docilidade ambiental: cartilha de sensibilização. Natal: EdUFRN, 2020.
SAUNDERS, E. Design Research in 2006. Design Research Quarterly, 1:1 Sept. 2006.
SYKES, C. Constructing a New Agenda for Architecture: Architectural Theory 1993-2009. Nova York, Princeton Architectural Press, 2011.
TINOCO, M.; VELOSO, M.; MARQUES, S.; ELALI, G.A.; TRIGUEIRO, E. Arquitetura e Produção de conhecimentos, os concursos recentes no Brasil. Projeto de Pesquisa. CNPq, Edital MCT/CNPq 40/2008 – Universal.
VELOSO, M.; ELALI G. A. (Orgs.). Projeto, desenhos e (con)textos: uma análise da produção acadêmica de Trabalhos Finais de Graduação do Brasil. 1. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2011.
VELOSO, M.; ELALI, G. A. Qualidade de Vida Urbana em Natal. Natal: EdUFRN, 2006.
VELOSO, M. A Pesquisa na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (2003-2015). Projeto de Pesquisa, Produtividade em Pesquisa, CNPq, Processo nº 309063/2015-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maísa Veloso, Gleice Azambuja Elali, Victor Gabriel Militão da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.