COMPREENSÃO LÓGICA TERRITORIAL
sobreposições espaciais dos fatos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID18796Palabras clave:
compreensão do território, sobreposição da espacialidade, urbanismo, fatos urbanosResumen
Compreensão lógica do território, é entendida neste artigo como uma leitura da cidade ou setor, através das sobreposições cartográficas e da análise de fatos urbanos, ao longo do tempo, a fim de perceber suas transformações. O objetivo é entender como a cidade evolui a partir do redesenho dos seus espaços urbanos, identificando layers que compõem esses espaços no período de 1950 até os dias atuais, por meio das sobreposições e análise dos fatos urbanos. Foi realizada uma análise da evolução da cidade e um levantamento de campo na área periférica à Nordeste da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.
Descargas
Citas
Informação fornecida pelo historiador no município de Frederico Westphalen Wilson Alexon FERIGOLLO, em entrevista fornecida à Alessandra Gobbi Santos, em Frederico Westphalen, 17 mai 2016.
FREDERICO WESTPHALEN. Lei Municipal nº 3.620 de 01 de dezembro de 2010. Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município. Frederico Westphalen, RS, Disponível em: http://www.fredericowestphalen-rs.com.br/governamental . Acesso em: 21 de março de 2016.
FERIGOLLO, Wilson A. Rostos e Rastros no Barril. Frederico Westphalen: Pluma, 2016.
GHENO, P.Z. Repensar o Planejamento Urbano no século XXI. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
LYNCH, K.; CAMARGO, J.A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PANERAI, Philippe. Análise urbana. Brasília: Editora UnB, 2006.ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.