COMPREENSÃO LÓGICA TERRITORIAL

sobreposições espaciais dos fatos urbanos

Autores/as

  • Luan Klebers Universidade Federal de Santa Maria
  • Alessandra Gobbi Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruna Pegoraro Silveira Zanardi
  • Angélica Vestena Baggiotto

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID18796

Palabras clave:

compreensão do território, sobreposição da espacialidade, urbanismo, fatos urbanos

Resumen

Compreensão lógica do território, é entendida neste artigo como uma leitura da cidade ou setor, através das sobreposições cartográficas e da análise de fatos urbanos, ao longo do tempo, a fim de perceber suas transformações. O objetivo é entender como a cidade evolui a partir do redesenho dos seus espaços urbanos, identificando layers que compõem esses espaços no período de 1950 até os dias atuais, por meio das sobreposições e análise dos fatos urbanos. Foi realizada uma análise da evolução da cidade e um levantamento de campo na área periférica à Nordeste da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Gobbi Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo - UPF; Doutoranda em Teoria e Prática do Projeto na Faculdade de Arquitetura pela Universidade de Lisboa, Portugal e Doutoranda em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, PROPAR, UFRGS

Bruna Pegoraro Silveira Zanardi

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, Campus Frederico Westphalen)

Angélica Vestena Baggiotto

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, Campus Frederico Westphalen)

Citas

Informação fornecida pelo historiador no município de Frederico Westphalen Wilson Alexon FERIGOLLO, em entrevista fornecida à Alessandra Gobbi Santos, em Frederico Westphalen, 17 mai 2016.

FREDERICO WESTPHALEN. Lei Municipal nº 3.620 de 01 de dezembro de 2010. Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município. Frederico Westphalen, RS, Disponível em: http://www.fredericowestphalen-rs.com.br/governamental . Acesso em: 21 de março de 2016.

FERIGOLLO, Wilson A. Rostos e Rastros no Barril. Frederico Westphalen: Pluma, 2016.

GHENO, P.Z. Repensar o Planejamento Urbano no século XXI. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LYNCH, K.; CAMARGO, J.A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PANERAI, Philippe. Análise urbana. Brasília: Editora UnB, 2006.ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Publicado

23-01-2020

Cómo citar

KLEBERS, L.; GOBBI SANTOS, A.; PEGORARO SILVEIRA ZANARDI, B.; VESTENA BAGGIOTTO, A. COMPREENSÃO LÓGICA TERRITORIAL: sobreposições espaciais dos fatos urbanos. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 87–99, 2020. DOI: 10.21680/2448-296X.2020v5n1ID18796. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18796. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

PESQUISA