Centro de Salud I-3, Chincha- Peru
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n3ID19275Keywords:
arquitetura, conforto ambiental, projeto bioclimático, desenho biofílicoAbstract
A temática projetual analisada neste artigo se trata da proposta ganhadora do Primeiro Lugar na XI Bienal de Arquitetura Bioclimática José Miguel Aroztegui.
Nessa perspectiva, o curso em Arquiteturae Urbanismo Ambiental da Universidade Científica do Sul, em Lima, Peru, já está trabalhando com seus alunos em estratégias transversais para pesquisas de projetos vinculadas a uma abordagem ambiental, de maneira aplicada a seus vários ateliês de projeto, e, por ocasião deste concurso internacional, foram propostos especificamente aos alunos de Ateliê de Pesquisa e Projeto VI, onde são normalmente desenvolvidas soluções arquitetônicas com o tema saúde de média complexidade, o desafio de propor propostas para o estabelecimento de Saúde do tipo I-3, que de acordo com os critérios de uso, demanda e serviços fornecidos, se assemelha à Unidade Básica de Saúde (UBS), um produto arquitetural referencial esperado pela comissão do Concurso.
O local do estudo está localizado na cidade de Chincha, província de Ica, Peru, na costa do Oceano Pacífico, com um importante desenvolvimento econômico nos últimos anos devido ao agronegócio e ao setor de serviços, e carece de centros de saúde próximos no nível da comunidade.
A solução arquitetônica atende a essa necessidade direta da comunidade, com um estudo sólido e estruturado de estratégias bioclimáticas aplicadas na perspectiva de um projeto biofílico, como alternativa e solução que se baseia desde o início em um conceito de energia sustentável.
Downloads
References
GARCÍA, J. ; FUENTES, F (2005) Viento y arquitectura. 1st ed. Me?xico: Trillas
MARTINS CUBAS, R. (2019) Arquitectura paisagista. 1st ed. Peru
MINSA (1994). Dirección ejecutiva de normas técnicas de salud. Ministerio de Salud, Perú.
MINSA (2015). Norma técnica de salud N° 113-minsa/dgiem-v.01. Ministerio de Salud, Perú
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.