Projetos em malha: do edifício à cidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n3ID25582Keywords:
Malha urbana, projeto do edifício,projeto urbanoAbstract
Edifícios e setores urbanos traçados em malha são um pretexto para repassar alguns conceitos que aguçaram a crítica ao Movimento Moderno nos anos 1960. O grupo de arquitetos conhecido por Team X, idealizou projetos de maneira que os prédios de um mesmo conjunto fossem interligados, divergindo da vertente Moderna de colocar edifícios únicos em espaços ajardinados. Da autoria de arquitetos relacionados ao Team X destaca-se o projeto vencedor do concurso internacional de anteprojetos para a Universidade Livre de Berlim que utilizou o princípio de malha ordenadora da área edificada e dos espaços livres. Desta referência tem início a trajetória deste autor, primeiro ligada às retículas para organizar o edifício como um bloco único, depois, graças a programas exigentes quanto a funcionalidade, veio a preocupação com os espaços gerados pelo movimento das pessoas e coisas, corredores para atravessar o prédio e corredores para distribuir a circulação no âmbito dos setores; conceitos que se estenderam depois para o estudo da forma e projeto da cidade. Mostram-se exemplos da possibilidade do uso das malhas por setores de um edifício, separados por corredores para pessoas e cargas, segundo o princípio de que o módulo para a organização dos espaços pode variar dentre os setores.
PALAVRAS-CHAVE: Malha urbana, projeto do edifício, projeto urbano
Downloads
References
Autor, como arquiteto e professor
Diversos autores da área de arquitetura e relacionados ao projeto urbano
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.