APLICAÇÃO DE PESQUISA NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA: REFORMA DA PENITENCIÁRIA BALDOMERO CAVALCANTE PARA REGIME SEMIABERTO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n3ID16615Palabras clave:
arquitetura penal, arquitetura humanizada, segurançaResumen
O estudo apresentado é resultado da disciplina Projetos Especiais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFAL vinculada à pesquisa de iniciação científica, intitulada Estudo das tipologias arquitetônicas de unidades penais de regime fechado (PIBIC/CNPQ/FAPEAL/UFAL). A pesquisa PIBIC contribuiu para a melhor compreensão das problemáticas projetuais da tipologia encontrada na atual Penitenciária Baldomero Cavalcante. Desenvolvendo uma atividade extensionista, a disciplina propôs o desenvolvimento de projeto de Reforma da Penitenciária supracitada em Alagoas, classificada como de Regime Fechado de Segurança Máxima, objetivando uma releitura do espaço construído existente, adequando-o para o regime semiaberto, a partir das solicitações e sugestões da equipe de arquitetos e engenheiros, agentes penitenciários e diretores da unidade penal, procurando amenizar os conflitos inerentes ao sistema penal aplicando resultados parciais da pesquisa. O conteúdo deste artigo é de caráter descritivo/explicativo, de proposta arquitetônica. Além da revisão bibliográfica e da análise do projeto arquitetônico foram realizadas visitas a campo, com entrevistas semi-estruturadas, sobre a racionalização de fluxos, localização de ambientes e atividades, de maneira a viabilizar o uso dos componentes arquitetônicos como elementos preventivos de violência. O resultado final deste artigo é uma discussão técnica-conceitual que pretende contribuir para o conhecimento e reflexão sobre a arquitetura prisional, assim como para a prática projetual respaldada por conteúdos mais aprofundados de pesquisa. Ademais, um espaço pautado na visão disciplinar, o que configura um dos principais problemas para o avanço de tecnologias e propostas espaciais, inclui a necessidade de maiores investimentos para o aprimoramento de questões técnicas, conforme exigido pela Resolução 9/2011 (CNPCP/MJ).
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