ASPECTOS DA VITALIDADE URBANA EM PRAÇA LOCALIZADA EM ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL:
UM ESTUDO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS, RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2020v5n1ID18059Palabras clave:
Espaço publico, praça, percepçãoResumen
Nas cidades de médio porte a oferta de unidades habitacionais é limitada, bem como os programas de regularização ou renovação que poderiam beneficiar os moradores. Diante das dificuldades vivenciadas pelas famílias em função de carências referentes aos aspectos físicos, ambientais, jurídicos e sociais, ações pontuais de desenho urbano podem contribuir para o processo de reabilitação de áreas carentes buscando sua habitabilidade. O bairro Manoel Domingos, em Pau dos Ferros/RN experimenta desde 2015 um processo de regularização fundiária que deve contemplar prerrogativas jurídicas e sociais. Aborda as formas de utilização da Praça Antônio Francisco Floriano bem como identifica como os usuários se relacionam com o ambiente e como ele influencia as formas utilização e valorização local. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que contou com pesquisa bibliográfica, com levantamentos físicos do equipamento e do bairro, observações sistematizadas e entrevistas semiestruturadas. Ressalta-se a relevância em discutir elementos da vitalidade urbana em uma cidade de médio porte do semiárido nordestino, considerando as particularidades existentes. Os resultados apontaram que a praça está integrada material e imaterialmente na comunidade e se consolida como local de encontro e lazer dos moradores e da circunvizinhança, especialmente pela carência desse tipo de equipamento na cidade. Têm-se nessa praça um importante suporte para a vitalidade urbana e para o incremento da vida em âmbito público no bairro e da cidade, contribuindo junto com o processo de regularização fundiária para a reabilitação integrada da área.
Descargas
Citas
ALEX, S. Projeto da Praça. São Paulo: Senac, 2008.
ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A pattern language: Towns, buildings, construction. New York: Oxford University Press, 1977.
ALHEIROS, M. M. et al. Manual de ocupação dos morros da Região Metropolitana do Recife. Fundação de Desenvolvimento Municipal – FIDEM, Recife: Ensol, 2004.
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I. ET AL.; Ambiente. In: Cavalcante, S. e Elali, G. A. (Ed.). Temas básicos em Psicologia Ambiental, 2011.
CANTER, D. "The facets of place". In G. T. Moore & R.W. Marans (Eds). Advances in envi-ronment Behavior and Design, V.4. New York: Plenum Press, pp. 109-147, 1997.
CARMONA, M. et al. Public places - urban places: the dimensions of urban design. Burlington: Architectural Press, 2003.
COSTA, F. R. Inundações urbanas no semiarido nordestino: o caso da cidade de Pau dos Ferros - RN. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GEHL, J. La humanización del espacio urbano. La vida social entre los edificios. Barcelona: Editorial Reverté, 2006.
IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro, 2012.
JACOBS, J. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes:1997.
MARCUS, C. C; FRANCIS, C. People places: design guidelines for urban open space. 2nd. ed. New York: John Wiley, 1998.
AUTOR. Referência omitida para avaliação. 2015.
SANTOS, C.N.F.N. dos. Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. São Paulo, Projeto, 1985.
SENNETT, R. O declínio do homem público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SERPA, Â.O espaço púbico na cidade contemporânea. São Paulo, Contexto, 2007.
SILVA, A. M. Atratividade e Dinâmica de Apropriação de Espaços Públicos para o Lazer e Turismo. Porto Alegre, UFRGS, 2009. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
SILVA, E. A. R.. O papel das interações sociais para o envelhecimento ativo: um estudo em praças natalenses. Natal, UFRN, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
SOUZA JÚNIOR, A. M.; NUNES, E. R.; ROGIAN, M. B. R.. PRF – PAU DOS FERROS – MANOEL DOMINGOS – MEMORIAL DESCRITIVO. Relatório de Projeto de Extensão. Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi Árido, 2016.
WHYTE, W. H. The social life of small urban spaces. New York: Project for Public Spaces, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.