VITA | UBS CAXIMBA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n3ID19093Palabras clave:
Conforto ambiental, Arquitetura de Ambientes de Saúde, Saúde, Arquitetura, Vitalidade, Humanização, Estratégias Bioclimáticas, Arquitetura BioclimáticaResumen
Premiado como segundo colocado da XI Bienal José Miguel Aroztegui, promovida pela ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, o projeto consiste em uma Unidade Básica de Saúde, inserida no contexto climático do bairro Caximba, na cidade de Curitiba-PR. A partir do conceito de vitalidade, a proposta buscou, na humanização e no conforto dos espaços, explorar a premissa de que a arquitetura deve ser feita para as pessoas. Reforçou também a necessidade de dissolução entre as barreiras existentes no que diz respeito ao isolamento e ao convívio social, já que ficar doente faz parte do processo natural humano e não há a necessidade de ficar afastado da vida quando se está doente. Um ponto ressaltado foi o da fundamental aplicação de estratégias bioclimáticas indicadas para o contexto local do projeto, principalmente por se tratar de um edifício público, onde a redução do consumo de energia e a extensa vida útil da edificação são essenciais.
Descargas
Citas
MASCARÓ, L. Energia na Edificação – estratégias para minimizar seu consumo. São Paulo: Editora Projeto, 1991.
OKE, T.R. Street design and urban canopy layer climate. Energy and Buildings. Department of Geography, The University of British Columbia. Vancouver - Canadá, 1987. Disponível em:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378778888900266. Acesso em Outubro / 2019.
MMA - Ministério do Meio Ambiente. Plataforma PROJETEEE: Projetando Edificações Energeticamente Eficientes. Disponível em: http://projeteee.mma.gov.br/. Acesso em: Outubro / 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.