O JOGO E OS PICTOGRAMAS DE CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO COMO APOIO AO PROCESSO DE PROJETO DE ARQUITETURA

Autores/as

  • Evandra Victorio Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Doris Kowaltowski Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n3ID29100

Palabras clave:

: circulação em arquitetura, ensino-aprendizagem de processo de projeto, jogos de ensino, representação gráfica

Resumen

As discussões sobre as questões de circulação em espaços do ambiente construído fazem parte do processo de projeto em arquitetura. A presente pesquisa, de natureza exploratória, aborda questões de circulação na arquitetura e a maneira como os conceitos de organização, funcionalidade, hierarquia e orientabilidade, representados graficamente de forma visual e padronizada, em uma família de pictogramas, podem contribuir para apoiar o processo de projeto na etapa de síntese do pensamento em projeto (Design Thinking). A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta, em forma de jogo do tipo analógico, de apoio ao ensino-aprendizagem em arquitetura, em disciplinas de projetos. Para verificar a eficácia da ferramenta de ensino, foram desenvolvidas, como o apoio dela, atividades em sala de aula junto a estudantes de arquitetura. A pesquisa traz a transposição dos pictogramas – como conteúdo informativo e gráfico – para a composição das cartas Conceito e das cartelas de Caminho; o desenvolvimento do jogo Conceito & Ideação e de seu manual de instrução; e o resultado da própria aplicação do jogo em sala de aula. Nossa hipótese é que o jogo, com seu conteúdo informacional traduzido em linguagem gráfica, pode estimular, ainda no contexto de aprendizagem do processo de projeto em arquitetura, práticas que fomentem a discussão sobre formas de resolver problemas de projeto e para uma melhor estruturação do sistema de circulação em arquitetura. Como resultado, a atividade do jogo demostrou ser favorável como instrumento de ensino das questões de circulação em arquitetura de forma lúdica.

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Publicado

28-09-2022

Cómo citar

VICTORIO, E.; KOWALTOWSKI, D. O JOGO E OS PICTOGRAMAS DE CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO COMO APOIO AO PROCESSO DE PROJETO DE ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 60–74, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n3ID29100. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29100. Acesso em: 19 dic. 2024.