RESTAURAR E APROPRIAR
UMA PROPOSTA PROJETUAL DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO DO CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34686Palabras clave:
IVADS, projeto colaborativo, ateliê virtual, intervenção no patrimônio históricoResumen
O artigo trata de uma proposta de projeto desenvolvida no âmbito do concurso de ideias do IVADS 2023 como forma de aprofundamento do estudo do projeto colaborativo em ateliê virtual, realizado entre instituições do Brasil e de Portugal.O local de intervenção selecionado para o concurso situa-se no centro histórico da cidade de João Pessoa, no bairro Varadouro. A concepção da proposta foi baseada na postura italiana crítica-conservativa e criativa, de Giovanni Carbonara, e foi desenvolvida em 3 etapas: (1) análise documental, fotográfica e entrevistas; (2) desenvolvimento conceitual; e, (3) proposta do projeto de intervenção. A análise indicou pontos importantes para o desenvolvimento do projeto na macro e microescala, onde se diagnosticou no traçado urbano os pontos potenciais do entorno e também os problemas da região. O diagnóstico permitiu inspirar o principal conceito da proposta, segundo o qual as madeireiras representam importante elemento de origem das ideias para o espaço institucional multifuncional, que contemplou ambientes como a Escola da madeira, o centro de artesanato, as oficinas, os laboratórios e o restaurante.A experiência obtida por meio da participação do modelo de ateliê virtual permitiu trazer aos estudantes o desafio de pensar e desenvolver uma proposta de projeto arquitetônico de forma colaborativa, de maneira a promover a aproximação de pessoas, ideias e técnicas, assim como possibilita o uso de tecnologias que colaboram com essa comunicação, para além de pensar sobre as intervenções possíveis para o patrimônio histórico a fim de garantir a vitalidade desses espaços.
Descargas
Citas
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Ateliê editorial, 2004.
GONZAGA, Armando Luiz. Madeira: Uso e Conservação [Cadernos Técnicos 6]. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2006.
CARBONARA, Giovanni. Brandi e a restauração arquitetônica hoje. Desígnio, 2006, n. 6, p. 35-47.
CUNHA, VIVIANE. Madeira e sustentabilidade, como vai esta relação? Arquitextos, São Paulo, ano 11, n. 129.05, Vitruvius, fev. 2011. Disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.129/3750. Acesso em 14 de novembro de 2023.
CHUPIN, J.P. Les prochaines 40 années: le doctorat en architecture à la charnière des enjeux disciplinaires e professionnels. Trames. n. 15. Architecture et Modernité. pp.121-144, 2004.
GEHL, Jan. Cidades para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
VELOSO, M.; ELALI, G.A. Por uma formação mais qualificada do professor de projeto de arquitetura no Brasil. In: PROJETAR 2003. Anais... Natal, v.1, s/p., 2003.
VELOSO, M.; MARQUES, S. A pesquisa como elo entre teoria e prática do projeto: alguns caminhos possíveis. Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 088.8, Vitruvius, set. 2007. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.088/211>. Acesso em 31 de outubro de 2023.
"Valladolid Space Agora / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez" [Espacio Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez] 17 Abr 2021. ArchDaily. Acesso em 8 nov 2023. <https://www.archdaily.com/959233/valladolid-space-agora-pablo-moreno-mansilla-plus-julian-zapata-jimenez> versão impressa ISSN 0719-8884
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Natália Vinagre Fonseca, Aline Galvão, Amannda Rodrigues, Jarbas Ribeiro da Silva, Maria Eduarda Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.