CAU-UFRN

perspectivas sobre o curso e a sua construção de excelência ao longo dos 50 anos

Autores/as

  • Amiria Bezerra Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renato de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Departamento de Arquitetura

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37436

Palabras clave:

curso de arquitetura e urbanismo, universidade federal do rio grande do norte, 50 anos

Resumen

O artigo busca apresentar o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (CAU/UFRN) a partir da perspectiva da coordenação do curso. Utiliza-se de alguns documentos internos à coordenação que trazem resultados avaliativos de seu funcionamento, bem como de sua qualidade, e que dificilmente são acessados por membros externos à gestão. Faz uma breve apresentação do curso, dos seus conteúdos, das avaliações e resultados recentes recebidos e da relação discente-docente a partir desses documentos. Ao longo desses 50 anos, vários docentes passaram pela coordenação do curso, mas manteve-se a tradição de continuidade entre os trabalhos desenvolvidos, o que foi possível com o importante papel do colegiado do curso e do NDE. As transformações da sociedade que aconteceram ao longo desses 50 anos, acompanhadas sempre por mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo, foram seguidas pelos diversos Projetos Pedagógicos de Curso do CAU/UFRN, construídos em diálogo entre coordenação, colegiado, NDE e discentes, com papel relevante. Além disso, o curso sempre investiu na internacionalização, bem como na relação entre pós-graduação e graduação. Tudo isso resultou num curso de excelência, notas máximas nos recentes processos avaliativos feitos pelo MEC (ENADE) e acreditado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFRN (CAU UFRN). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (A6). Natal, 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014 2024 e dá outras pçrovidências. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE. Resolução nº 124/2011, de 06 de SETEMBRO de 2011. Dispõe sobre as atribuições e critérios de constituição do Núcleo Docente Estruturante - NDE de Cursos de Graduação. Disponível em: https://sigrh.ufrn.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=816580&key=f8d53ce3815a32aafbc28e9f4fd855aa. Acesso em: 20 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Regimento geral da UFRN. Série Documentos institucionais, 2019. Disponível em: https://www.ufrn.br/resources/documentos/regimentos/RegimentoGeral.pdf Acesso em 20 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Pró-reitoria de Graduação. Resolução nº 016/2023-CONSEPE, de 04 de julho de 2023. Regulamento dos Cursos de Graduação. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2024044168cdb1144094185bc4bfc817c0/Regulamento_dos_Cursos_de_Graduao_-_Ebook.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.

Publicado

26-09-2024

Cómo citar

BRASIL, A. B.; DE MEDEIROS, R. CAU-UFRN: perspectivas sobre o curso e a sua construção de excelência ao longo dos 50 anos. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 167–173, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37436. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/37436. Acesso em: 21 nov. 2024.