ARQUITETURA DE AEROPORTOS: DOS TERMINAIS DE PASSAGEIROS AOS AERO SHOPPINGS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16595Palavras-chave:
Aeroporto, Terminal de Passageiros, Arquitetura, Aero ShoppingResumo
A aviação, com surgimento em 1902, passa a atuar como meio de transporte civil após a Primeira Guerra Mundial, tendo se efetivado após a Segunda. O veloz deslocamento proporcionador pela aviação a configura como um essencial meio de transporte no atual contexto da globalização. Os aeroportos, surgidos como uma infraestrutura básica no processamento de passageiros e bagagens na década de 1920, têm evoluído continuamente. Tal equipamento, com singularidades e complexidades que o fazem edifícios únicos e inovadores, encontram-se em uma nova etapa de seu desenvolvimento. Se, antigamente, os aeroportos tratam-se de ambientes construídos em linguagem arquitetônica impessoal, imponente e extremamente vinculado à tecnologia, atualmente percebe-se o intuito de se estabelecer uma interação com o usuário, que não mais apenas se caracteriza pelo passageiro, buscando construir laços, vínculos, identidade. Se o aeroporto do século XX priorizava o caráter operacional, o do século XXI evidencia o comercial, inspirando na tendência ados shoppings centers. Este artigo propõe-se a refletir sobre os terminais de passageiros levando-se em considerações fatores associados à arquitetura. Tem como objetivos compreender a dinâmica evolução destes terminais, compreender como os terminais assumiram certas formas e características que apresentam nos dias atuais e identificar as especificidades dos terminais contemporâneos, que foram construídos, reformados, ampliado ou modernizados no século XXI. Como metodologia, utiliza-se pesquisa em referências bibliográficas, bem como verificações in loco em aeroportos internacionais no Brasil e no exterior, detalhando, mais especificamente, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins, MG, Brasil) e o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Buenos Aires, Argentina).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-10-2017
Como Citar
CAVALCANTE, E. P. G.; DUARTE, C. R. de S. ARQUITETURA DE AEROPORTOS: DOS TERMINAIS DE PASSAGEIROS AOS AERO SHOPPINGS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 57–68, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16595. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16595. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.