BIBLIOSCOPING - A APLICAÇÃO DA BIBLIOMETRIA E SCOPING REVIEW COMO TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO NA ARQUITETURA
Ferramentas para a elaboração do projeto de tese
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n3ID29093Palavras-chave:
Biblioscoping, Investigação em Arquitectura, Projeto de Tese, Scoping Review, BibliometriaResumo
Investigar em arquitetura é uma tarefa difícil, diversas são as dificuldades encontradas ao longo do processo de pesquisa. Estes obstáculos ocorrem uma vez que a arquitetura está contida numa área de estudo multidisciplinar. Assim, este artigo propõe apresentar uma sistematização do processo de elaboração do estado da arte, na fase do projeto de tese. O procedimento do Scoping review foi identificado pelos autores como uma ferramenta amplamente utilizada no campo de investigação das ciências médicas e partindo deste ponto foi adaptado para o contexto da investigação em Arquitetura. O objectivo principal é demonstrar as adaptações que foram realizadas ao procedimento e como estas se coadunam com a investigação na arquitectura, através da incorporação de ferramentas de softwares gratuitos que tornam o processo mais sistemático e por conseguinte, mais rápido e simples. O procedimento - Biblioscoping - tem sido aplicado por diversos alunos do doutoramento em arquitetura da Universidade de Lisboa, onde se têm verificado resultados com maior qualidade, rigor e síntese nas pesquisas desenvolvidas, contribuindo para o desenvolvimento de um estado da arte/ enquadramento teórico mais robusto e informado.
Downloads
Referências
BRANCO, J. Reflexões sobre a Elaboração de um Projeto de Tese. Aula na Faculdade de Arquitetura de Lisboa | 9 de março de 2018 (versão revista em 8 de julho de 2018). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323689705_Reflexoes_sobre_a_elaboracao_de_um_Plano_de_Tese
COSTA, Teresa et al. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Publicações BAD. ISSN 10514651. 2012). doi: 10.1109/ICPR.2016.7900227.
DAVISON, G.; KELLY, M.A.; THOMPSON, A.; DORNAN, T. Children’s and adolescents’ experiences of healthcare professionals: scoping review protocol. https://doi.org/10.1186/s13643-020-01298-6. 07 de março 2020.
Giraldo, J. D. La Investigación en los Campos de la Arquitectura. Medellín: Universidade Nacional de Colombia, 2015
HARZING, A. Publish or Perish. Disponível em: https://harzing.com/resources/publish-or-perish. Acesso em: 12 de março de 2022.
LUCAS, R. Research Methods for Architecture. Laurence King Publishing, 2016
Ribeiro, G. M. Novo Manual de Investigação. Do rigor à originalidade como fazer uma tese no século XXI. Lisboa: Contraponto, 2018.
SERRA, G.G. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Edusp: Mandarim , 2006.
SILVA, Joana Maria Rocha Da Costa e . Bibliometria e Indexação [Em linha]. Disponível em: http://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4488, 2014.
STOJANOVIC, D. (2014). What is architectural research today and where is the ground? Serbian Architectural Journal, 266-276, 2014.
TILL, J. What is architectural research? Three myths and one model. R&D Department RIBA, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Gago dos Santos, Juliane Freire, Raquel Vianna Duarte Cardoso, José Jorge Boueri, Pedro Januário, Paulo Pereira Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.