APLICAÇÃO DA MODELAGEM PARAMÉTRICA EM PROJETOS DE ARQUITETURA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n3ID37614Keywords:
modelagem paramétrica, BIM, Sintaxe Espacial, arquitetura escolarAbstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial da aplicação da modelagem paramétrica associada à modelagem da informação da construção (Building Information Modeling - BIM) e à sintaxe espacial, durante o desenvolvimento de um projeto modelo em arquitetura para a educação infantil, considerando sua aplicação na esfera pública, onde existe a necessidade de implementação e customização rápida de uma mesma solução em localidades diversas, considerando as especificidades do contexto. A investigação se aplica no contexto da arquitetura escolar, buscando alternativas para o problema de repetição de projetos tipo em diferentes localizações, que apresentam o risco de se desconsiderar as especificidades de cada cenário. O trabalho inclui as seguintes etapas: revisão bibliográfica; definição das diretrizes projetuais e parâmetros; desenvolvimento do algoritmo e o estabelecimento de seus inputs; pré-teste do algoritmo com sua aplicação em dois terrenos específicos para possíveis ajustes e simulação de conforto; reflexões críticas sobre o processo. Os estudos realizados resultaram no desenvolvimento de um algoritmo que auxilia a implantação de uma solução inicial em diferentes terrenos, levando-se em consideração o programa de necessidades, características da arquitetura escolar, fatores bioclimáticos e o entorno. Como objeto de aplicação do algoritmo, foi escolhido o programa de necessidades de um Centro de Educação Infantil (CEI), considerando-se as exigências apresentadas por esse tipo de equipamento, no que diz respeito ao desempenho da edificação e as demandas específicas para a realização das suas atividades.
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