Estudo de impactos sociais abordados em artigos científicos de turismo via periódico Capes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n1ID15592Resumo
RESUMO
Entender o turismo como uma atividade multidisciplinar que vai além de bens e serviços se faz necessário, visto que tal relação traz um melhor entendimento relacionado aos impactos sociais existentes entre ambos. Pretende-se neste trabalho verificar como os impactos sociais do turismo vem sendo trabalhados em artigos encontrados através do portal de periódico CAPES no período de 2015 á 2017, foram analisados sobre o viés de impactos sociais, com o intuito de discutir as experiências de pesquisadores sobre o tema, como também analisar suas complexidades e limitações relacionadas às experiências, consequências que a atividade turística pode vir a trazer. Nesse contexto, compreender essas experiências trazidas pelos autores traz maior clareza entre teoria e prática, contribuindo assim para a importância do entendimento das esferas sobre seus possíveis tipos de impactos podendo ser tanto positivos ou negativos, alternativas e análises encontradas. A metodologia utilizada refere-se a pesquisa de caráter exploratória e bibliográfica, no qual teve-se como resultado geral 81 artigos analisados entre os anos de 2015 até 2017, sendo que em uma avaliação mais criteriosa, percebeu-se que deste total apenas 30 artigos científicos tratavam do tema objeto deste estudo, Desta forma os artigos analisados trazem entendimentos significativos para o tema proposto neste estudo, onde as situações relatadas apresentam total coerência e acima de tudo seriedade ao se abordar os impactos sociais do turismo e suas múltiplas inter-relações.
Palavras-chaves: Impactos sociais do turismo; artigos científicos; reflexões;
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).