Análise do perfil sociodemográfico e profissional do Promotor de eventos de Curitiba e Região Metropolitana (Paraná, Brasil)

Analysis of the sociodemographic and professional profile of the Event Promoter of Curitiba and Metropolitan Region (Parana, Brazil)

Autores

  • Mayna de Aquino Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, Curitiba/PR, Brasil
  • Margarete Araujo Teles Universidade Federal do Paraná–UFPR, Curitiba/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16911

Resumo

Os eventos se configuram por uma junção de recursos físicos e materiais cujo papel dos recursos humanos é fundamental para que haja uma organização planejada, atingindo a excelência. Neste sentido, conhecer o perfil dos profissionais de eventos, permite verificar qual sua importância no desenvolvimento das atividades pertinentes a área.  Portanto este estudo analisa o perfil profissional dos profissionais de eventos, tema pouco explorado na literatura acadêmica: os promotores de eventos. Assim, por meio da aplicação de formulário online procurou-se identificar o perfil sociodemográfico e profissional dos promotores de eventos de Curitiba e Região Metropolitana (RM). Os principais resultados apontam que os profissionais que atuam na área de gestão e operacionalização têm formação em marketing e publicidade e tem rendimento médio de 1 a 3 salários mínimos escolhendo trabalhar com eventos porque lhes permite ter dias para organizar a vida pessoal, devido aos contratos serem temporários e o pagamento por diária. As expectativas foram alcançadas e são apresentadas análises e interpretações dos resultados traçando um perfil sociodemográfico e profissional.

Palavras-chave: Eventos. Planejamento. Operacionalização. Promotores de Eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayna de Aquino, Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, Curitiba/PR, Brasil

Docente do Curso de Gestão de Turismo em EAD do Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Planejamento e Arte na Produção de Eventos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

E-mail: mayna@ufpr.br.

Margarete Araujo Teles, Universidade Federal do Paraná–UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Docente do Curso de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

E-mail: margateles@ufpr.br.

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

AQUINO, M. de; TELES, M. A. Análise do perfil sociodemográfico e profissional do Promotor de eventos de Curitiba e Região Metropolitana (Paraná, Brasil): Analysis of the sociodemographic and professional profile of the Event Promoter of Curitiba and Metropolitan Region (Parana, Brazil) . Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, p. 85–103, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16911. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16911. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos