Estudo do impacto econômico do Carnaval de 2018 em Belo Horizonte

Study of the economic impact of the 2018’s Carnival in Belo Horizonte – MG

Autores

  • Eduardo Henrique de Paula Cruvinel Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16972

Resumo

O carnaval brasileiro pode ser considerado um dos produtos turísticos mais conhecidos internacionalmente, responsável pela movimentação e composição de fluxos de pessoas, motivação de viagens e deslocamentos, geração de receitas e empregos, alterações na oferta e demanda e mudanças nos hábitos de consumo. Além disso, os eventos carnavalescos acarretam impactos sociais, culturais, ambientais, econômicos, políticos e turísticos para as localidades que os sediam. Estudos que mensuram e avaliam tais impactos tornaram-se importantes ferramentas para gestores, empreendedores e pesquisadores que buscam uma melhor compreensão do potencial desses eventos como parte de um segmento relevante na cadeia produtiva do turismo. Esse foi um dos motivos que nos levaram a este estudo, com foco no impacto econômico do carnaval de Belo Horizonte, embasado em dados de pesquisa de demanda com foliões, realizada em fevereiro de 2018. O registro e a documentação de informações sobre o impacto econômico do carnaval na capital mineira são de extrema relevância para ampliar a competitividade, imagem e atratividade do destino. 

Palavras-chave: Turismo. Impacto Econômico. Carnaval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique de Paula Cruvinel, Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

 

E-mail:cruvinel85@gmail.com    

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

CRUVINEL, E. H. de P. Estudo do impacto econômico do Carnaval de 2018 em Belo Horizonte: Study of the economic impact of the 2018’s Carnival in Belo Horizonte – MG. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, p. 69–84, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16972. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16972. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos