Estudo do impacto econômico do Carnaval de 2018 em Belo Horizonte
Study of the economic impact of the 2018’s Carnival in Belo Horizonte – MG
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16972Resumo
O carnaval brasileiro pode ser considerado um dos produtos turísticos mais conhecidos internacionalmente, responsável pela movimentação e composição de fluxos de pessoas, motivação de viagens e deslocamentos, geração de receitas e empregos, alterações na oferta e demanda e mudanças nos hábitos de consumo. Além disso, os eventos carnavalescos acarretam impactos sociais, culturais, ambientais, econômicos, políticos e turísticos para as localidades que os sediam. Estudos que mensuram e avaliam tais impactos tornaram-se importantes ferramentas para gestores, empreendedores e pesquisadores que buscam uma melhor compreensão do potencial desses eventos como parte de um segmento relevante na cadeia produtiva do turismo. Esse foi um dos motivos que nos levaram a este estudo, com foco no impacto econômico do carnaval de Belo Horizonte, embasado em dados de pesquisa de demanda com foliões, realizada em fevereiro de 2018. O registro e a documentação de informações sobre o impacto econômico do carnaval na capital mineira são de extrema relevância para ampliar a competitividade, imagem e atratividade do destino.
Palavras-chave: Turismo. Impacto Econômico. Carnaval.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).