Estratégias competitivas praticadas por empresas de organização de eventos de Curitiba e região metropolitana – PR

Competitive strategies practiced by event organization companies in Curitiba and metropolitan region - PR

Autores

  • Marcos Rogério Maioli Professor do Curso Técnico em Eventos, Curso de Logística e Meio Ambiente na modalidade EaD e do Curso de Graduação em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Carlos Alberto Tomelin Professor do Programa Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, Santa Catarina/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n2ID16975

Resumo

Temas relacionados às estratégias competitivas têm sido cada vez mais abordados por pesquisadores que buscam indicativos do comportamento organizacional realizado por empresas frente a um ambiente mutável. A competição entre as organizações faz com que aquelas que não conseguem se adaptar a mudanças tenham dificuldades em sobreviver no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar a influência das estratégias competitivas nas formas de gestão das empresas de eventos da cidade de Curitiba-PR e Região Metropolitana. O estudo é do tipo exploratório-descritivo, com análises quantitativas, e se deu por meio de aplicação de instrumento de coleta de dados junto a gestores de empresas organizadoras de eventos baseado nas estratégias competitivas de Porter, Ansoff e Miles e Snow. A estratégia mais indicada pela média de homogeneidade foi a estratégia de diversificação de Ansoff, e a segunda e terceira foram as estratégias de Miles e Snow de atitudes analíticas e atitudes prospectivas. Como principais resultados aferiu-se que as empresas utilizam estratégias de forma aleatória e não vinculadas a um planejamento estratégico formulado e discutido para obter o maior retorno e uma maior aplicabilidade com possibilidade de retorno na resolução de problemas. Percebe-se que devido à concorrência cada vez mais acirrada as empresas que subsidiam suas decisões em estratégias já consolidadas possuem fatores de sobrevivência em longo prazo.

Palavras-chave: Empresas de eventos. Estratégia de competitividade. Gestão de empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Maioli, Professor do Curso Técnico em Eventos, Curso de Logística e Meio Ambiente na modalidade EaD e do Curso de Graduação em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Curitiba/PR, Brasil

Professor do Curso Técnico em Eventos, Curso de Logística e Meio Ambiente na modalidade EaD e do Curso de Graduação em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Curitiba/PR, Brasil

E-mail: marcos.maioli@ifpr.edu.br

Carlos Alberto Tomelin, Professor do Programa Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, Santa Catarina/SC, Brasil

Professor do Programa Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI, Santa Catarina/SC, Brasil

E-mail: tomelin@univali.br

Downloads

Publicado

02-12-2019

Como Citar

MAIOLI, M. R.; TOMELIN, C. A. Estratégias competitivas praticadas por empresas de organização de eventos de Curitiba e região metropolitana – PR: Competitive strategies practiced by event organization companies in Curitiba and metropolitan region - PR. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 240–259, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n2ID16975. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16975. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos