Comer à luz dos fogos de artifício: Um evento gastronômico impulsionado pela crise econômica catalã

Autores

  • Cynthia Arantes Luderer Universidade do Minho–UMinho, Braga/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n1ID16977

Resumo

Os eventos gastronômicos têm se destacado na contemporaneidade e são passíveis de contribuir em vários cenários, quer quando estão relacionados aos aspectos sociais, econômicos ou culturais. Nesse sentido, o propósito deste estudo de caso foi conferir: qual o papel de um evento gastronômico quando se vive um período de crise econômica? Para tanto, o objeto selecionado para este trabalho foi um evento gastronômico criado por chefs de cozinha de Tarragona, uma cidade turística catalã. Com base nesse suporte, foi analisada a dinâmica comunicacional empregada pelos agentes envolvidos no processo de criação e organização desse evento, criado em 2010, que passou a fazer parte do cronograma turístico dessa cidade. Com cunho exploratório e qualitativo, esta pesquisa, desenvolvida em campo, apoiou-se nos princípios da Semiótica e da Análise do Discurso para examinar as narrativas dos agentes entrevistados, assim como os textos virtuais dedicados a divulgar o evento em pauta. Além de destacar o turismo da cidade, este estudo conclui que, em tempos de crise econômica, os eventos gastronômicos são apresentados como um dispositivo para estimular os agentes políticos e os gastronômicos a se unirem, como também criam uma oportunidade para os cidadãos-consumidores desfrutarem de seu tempo de ócio, num período no qual eles são limitados por questões econômicas.

Palavras-chave: Crise Econômica. Tarragona. Evento Gastronômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Arantes Luderer, Universidade do Minho–UMinho, Braga/Portugal

Pesquisadora do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) da Universidade do Minho–UMinho, Braga/Portugal   E-mail:profcynthia@hotmail.com

Downloads

Publicado

28-06-2019

Como Citar

LUDERER, C. A. Comer à luz dos fogos de artifício: Um evento gastronômico impulsionado pela crise econômica catalã. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 28–48, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n1ID16977. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16977. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos