Carnatal: A criatividade como ferramenta propulsora do turismo de eventos

Carnatal: Creativity as a tool to propel events tourism

Autores

  • Gildygleide Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16985

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a relação entre os elementos criativos utilizados na projeção do Carnatal, assim como os identificados na realização do evento e sua potencialidade como produto turístico. Aponta o processo de estímulo da criatividade dos indivíduos que compõem a Destaque Promoções, empresa organizadora do evento e identifica os componentes capazes de proporcionar uma nova roupagem ao Carnatal, trazendo assim propostas inovadoras para sanar problemas recorrentes, assim como revestir a festividade com uma atmosfera intangível e repleta de subjetividade. Destaca o processo evolutivo do evento e as inovações incrementais aplicadas, da mesma maneira que contextualiza a empresa organizadora do evento. Apresenta dados que corroboram com a premissa do Carnatal como importante produto turístico da cidade de Natal/RN. Conclui que o turismo de eventos muito se beneficia com a realização anual do evento, todo o trade turístico local é atingido de forma positiva, à marca da cidade Natal é disseminada, o que leva a entender que o Carnatal desponta e se mantém não apenas como parte de um produto turístico maior, mas revela-se como o próprio.

Palavras-chave: Micareta. Carnatal. Turismo de Eventos. Criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildygleide Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil

Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil

E-mail: gildygleide@hotmail.com

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN, Natal/RN, Brasil                                                                                                                                                                                        E-mail:lissaferreira.iadb@yahoo.es  

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

BRITO, G.; FERREIRA, L. V. F. Carnatal: A criatividade como ferramenta propulsora do turismo de eventos: Carnatal: Creativity as a tool to propel events tourism. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 7, p. 47–68, 2019. DOI: 10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16985. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16985. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)