A exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto de grandes eventos: a Copa do Mundo no Brasil
Sexual exploitation of children and adolescents in the context of major events: the World Cup in Brazil 2014
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n2ID17067Resumo
O discurso comum entre especialistas e sociedade civil é de aumento dos registros de violações de crianças e adolescentes em contextos de grandes eventos mundiais, especialmente a exploração sexual. A metodologia proposta para a pesquisa buscou identificar evidências da exploração sexual, tomou como case a Copa do Mundo de Futebol 2014, no Brasil, e contou com a sistematização de dados secundários (2012 à 2014). Os principais resultados gerados foram a oportunidade de ter as informações dos registros organizados em única base de dados e analisados de forma a se identificar a interferência do grande eventos. Dos resultados encontrados conclui-se que – os tipos de violações registrados cotidianamente, e que ocorrem no âmbito intrafamiliar e comunitário, repetiram durante o período do grande evento, com aumento dos registros de violência sexual, com marcada invisibilidade da exploração sexual. Na perspectiva da gestão, a pesquisa produziu dados e evidências que podem auxiliar os organizadores de eventos desta natureza a definirem estratégias concretas para prevenção destas violações. Na perspectiva científica, a pesquisa consiste em referência metodológicaa para futuros estudos quanti-qualitativos, e, investigação sobre a correlação entre responsabilidade social dos destinos turísticos e a garantia de direitos das crianças e adolescentes em contexto de grandes eventos.
Palavras-chave: Brasil. Exploração Sexual. Turismo. Grandes Eventos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).