Voluntariado e democratização no acesso ao turismo por meio da plataforma digital Worldpackers
Volunteering and democratization in access to tourism through the Worldpackers digital platform
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID21838Resumo
O presente estudo teve por finalidade estudar as possibilidades de democratização do turismo através da plataforma Worldpackers, uma plataforma digital que facilita a realização de viagens, levando em conta três formas de voluntariado e tendo como ênfase a troca de habilidades por hospedagem. Como abordagem teórica, o trabalho aproxima os campos do turismo (Netto, 2010; Goeldner, 2002) em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, e da comunicação Corrêa (2005), o cenário digital e a emergência de dispositivos como as plataformas de viagens/turismo, e fundamenta-se ainda em perspectivas de estudo da democracia (Habermas 1995; Santos, 2002). O percurso metodológico estruturou-se a partir de pesquisa exploratória Gil (2008), pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2003), o estudo de caso com caráter qualitativo Robert Yin (2001), tendo como objeto a plataforma digital Worldpackers, como recorte, a atuação desta organização no Brasil e foco analítico na atuação da plataforma, isto é, a comunicação e estratégias utilizadas com os diversos públicos, visando entender como possibilitam o acesso ao turismo. Para a coleta de dados realizou-se entrevista com um dos fundadores da Worldpackers, bem como aplicou-se um questionário direcionado aos viajantes que já utilizam a plataforma. Como resultados, observa-se a relação entre o surgimento destas plataformas e a busca pelo turismo de experiência, o potencial de outras iniciativas no cenário digital que possibilitam um maior acesso às viagens e, consequentemente, uma possível democratização na prática turística.
Palavras-chave: Comunicação Digital. Democracia. Turismo.
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