Voluntariado e democratização no acesso ao turismo por meio da plataforma digital Worldpackers

Volunteering and democratization in access to tourism through the Worldpackers digital platform

Autores

  • Tauwan Berti Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, São Borja/RS, Brasil
  • Larissa Conceição dos Santos Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, São Borja/RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1834-5547

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID21838

Resumo

O presente estudo teve por finalidade estudar as possibilidades de democratização do turismo através da plataforma Worldpackers, uma plataforma digital que facilita a realização de viagens, levando em conta três formas de voluntariado e tendo como ênfase a troca de habilidades por hospedagem. Como abordagem teórica, o trabalho aproxima os campos do turismo (Netto, 2010; Goeldner, 2002) em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, e da comunicação Corrêa (2005), o cenário digital e a emergência de dispositivos como as plataformas de viagens/turismo, e fundamenta-se ainda em perspectivas de estudo da democracia (Habermas 1995; Santos, 2002). O percurso metodológico estruturou-se a partir de pesquisa exploratória Gil (2008), pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2003), o estudo de caso com caráter qualitativo Robert Yin (2001), tendo como objeto a plataforma digital Worldpackers, como recorte, a atuação desta organização no Brasil e foco analítico na atuação da plataforma, isto é, a comunicação e estratégias utilizadas com os diversos públicos, visando entender como possibilitam o acesso ao turismo. Para a coleta de dados realizou-se entrevista com um dos fundadores da Worldpackers, bem como aplicou-se um questionário direcionado aos viajantes que já utilizam a plataforma. Como resultados, observa-se a relação entre o surgimento destas plataformas e a busca pelo turismo de experiência, o potencial de outras iniciativas no cenário digital que possibilitam um maior acesso às viagens e, consequentemente, uma possível democratização na prática turística.

Palavras-chave: Comunicação Digital. Democracia. Turismo.    

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Biografia do Autor

Tauwan Berti, Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, São Borja/RS, Brasil

Tauwan Berti

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Larissa Conceição dos Santos, Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, São Borja/RS, Brasil

Larissa Conceição dos Santos

Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication – Université Paris-Sorbonne (CELSA, Paris IV) e Doutora em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Sciences de l’Information et de la Communication – Université Paris-Sorbonne (CELSA, Paris IV). Bacharel em Administração e Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisadora vinculada ao Laboratoire GRIPIC (CELSA, Paris-Sorbonne) e ao Grupo de Pesquisa t3xto – (UNIPAMPA). 

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

BERTI, T.; CONCEIÇÃO, L. . Voluntariado e democratização no acesso ao turismo por meio da plataforma digital Worldpackers: Volunteering and democratization in access to tourism through the Worldpackers digital platform. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 270–288, 2021. DOI: 10.21680/2357-8211.2021v9n2ID21838. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/21838. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos