Personalidade da marca de destinos, fontes de informações e sua relação com o critério de escolha da chapada das mesas por parte dos turistas

Autores

  • Lindemberg Costa Junior Docente efetivo do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Porto Franco/MA, Brasil
  • Evellyn Christynne De Souza Sampaio Estudante no curso Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Porto Franco/MA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID23730

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar o critério de escolha de turistas ao decidir pela Chapada das Mesas, bem como perceber a relação entre o critério de escolha dos turistas e a personalidade da marca de destinos; verificar os traços que constituem a personalidade da marca de destinos na visão de turistas; e identificar o grau de relevância de diferentes fontes de informações utilizadas por turistas na busca por um destino turístico. A Chapada das Mesas está localizada no Estado do Maranhão, havendo a cidade de Carolina como base para explorar as belezas da região. Adotou-se metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal. Neste contexto, optou-se pela coleta primária de dados utilizando o formulário eletrônico Google Forms. Os resultados sugerem que a Chapada das Mesas é um local excitante, muito por conta da beleza do local. Para buscar maiores informações sobre o local de destino, os turistas procuram a opinião de amigos e familiares e também de pessoas confiáveis que já visitaram o local. Revela-se ainda que a internet é um importante canal de informação, pois pode-se ver as fotos e comentários de turistas com experiência previa do local.

Palavras-chave: Marketing Turístico. Personalidade da Marca. Consumidor de Turismo.

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

COSTA JUNIOR, L.; CHRISTYNNE DE SOUZA SAMPAIO, E. Personalidade da marca de destinos, fontes de informações e sua relação com o critério de escolha da chapada das mesas por parte dos turistas. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 289–305, 2021. DOI: 10.21680/2357-8211.2021v9n2ID23730. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23730. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos