Intercâmbio estudantil: a experiência de aculturação de colombianos em uma universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n3ID23995Resumo
A Colômbia ocupa a segunda posição dentre os países que mais possui estudantes universitários que fazem intercâmbio no Brasil. Um dos tópicos que é de grande importância para se entender a influência que a cultura tem sobre o estudante internacional é a aculturação, tema ainda pouco explorado em periódicos de turismo no Brasil. O presente estudo teve como objetivo compreender a aculturação de colombianos em uma universidade brasileira, utilizando como base os estudos de Smith e Khawaja (2011). A pesquisa é um estudo qualitativo e exploratório que investiga as influências aculturativas no intercambista e como ele reage a esses estímulos impostos pelo novo ambiente. Através de uma análise de conteúdo, as argumentações dos doze entrevistados foram analizadas, sendo nove da graduação e três da pós-graduação. Como resultado, são descritos os desafios do idioma, estressores educacionais, estressores socioculturais, discriminação e o estilo de vida adotado pelo intercambista. Os resultados encontrados manifestam a procura por estudar em uma universidade que possua uma qualidade de ensino superior à do país de origem, podendo representar melhores oportunidades profissionais no futuro. Existe, também, uma busca por complementação dos estudos, buscando estudar em uma instituição que apresente um foco diferente de ensino e, assim, se tornar um profissional mais completo para o mercado de trabalho. Além disso, o conhecimento da língua portuguesa foi de suma importância nas experiências relatadas, uma vez que, seu domínio interfere diretamente na adaptação do ambiente.
Palavras-chave: Colômbia. Estudantes Internacionais. Experiência Turística. Turismo de Intercâmbio
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).