Intercâmbio estudantil: a experiência de aculturação de colombianos em uma universidade brasileira

  • Raphael Henrique de Moura Graduando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa/MG, Brasil
  • Mariana Coelho Professora Adjunta o Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa/MG, Brasil

Resumo

A Colômbia ocupa a segunda posição dentre os países que mais possui estudantes universitários que fazem intercâmbio no Brasil. Um dos tópicos que é de grande importância para se entender a influência que a cultura tem sobre o estudante internacional é a aculturação, tema ainda pouco explorado em periódicos de turismo no Brasil. O presente estudo teve como objetivo compreender a aculturação de colombianos em uma universidade brasileira, utilizando como base os estudos de Smith e Khawaja (2011). A pesquisa é um estudo qualitativo e exploratório que investiga as influências aculturativas no intercambista e como ele reage a esses estímulos impostos pelo novo ambiente. Através de uma análise de conteúdo, as argumentações dos doze entrevistados foram analizadas, sendo nove da graduação e três da pós-graduação. Como resultado, são descritos os desafios do idioma, estressores educacionais, estressores socioculturais, discriminação e o estilo de vida adotado pelo intercambista. Os resultados encontrados manifestam a procura por estudar em uma universidade que possua uma qualidade de ensino superior à do país de origem, podendo representar melhores oportunidades profissionais no futuro. Existe, também, uma busca por complementação dos estudos, buscando estudar em uma instituição que apresente um foco diferente de ensino e, assim, se tornar um profissional mais completo para o mercado de trabalho. Além disso, o conhecimento da língua portuguesa foi de suma importância nas experiências relatadas, uma vez que, seu domínio interfere diretamente na adaptação do ambiente.

Palavras-chave: Colômbia. Estudantes Internacionais. Experiência Turística. Turismo de Intercâmbio

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2021
Como Citar
MOURA , R. H. DE; COELHO, M. Intercâmbio estudantil: a experiência de aculturação de colombianos em uma universidade brasileira. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 9, n. 3, p. 385-404, 22 set. 2021.
Seção
Artigos