Por uma nova agenda de pesquisa em Turismo e Neurociências
Como a memória tem sido incorporada em estudos de experiência turística?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30946Palavras-chave:
Memória, Turismo de Experiências, neurociência, experiência turística memorável, revisão de literaturaResumo
Compreender a relação entre memória e as experiências turísticas pode trazer inúmeras explicações sobre como os avanços de descobertas relativas ao funcionamento do cérebro auxiliam no entendimento do comportamento dos turistas e a memorabilidade das experiências. Contudo, poucos estudos empíricos e teóricos se concentraram em relacionar memória e as experiências turísticas, em especial aqueles que utilizam teorias e métodos advindos das Neurociências. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como pesquisas anteriores relacionam e incorporam a memória às experiências turísticas e como é possível avançar por essa perspectiva. Consequentemente, focando na interdisciplinaridade, a relação entre Turismo e Neurociências torna-se um guia desta revisão da literatura. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com base na pesquisa dos termos "turismo" e "memória" na base de dados Web of Science (WoS). Complementarmente, utilizou-se a análise de redes por meio do software VosViewer. Logo, reforça-se a necessidade de se indagar sobre as experiências turísticas memoráveis com as teorias e métodos advindos das Neurociências. Visando o futuro da pesquisa em Turismo e Memórias, o artigo propõe: (i) uma nova agenda de pesquisa sobre Experiências Turísticas Memoráveis (MTEs); e, (ii) contribuições para planejadores e gestores do Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).