Por uma nova agenda de pesquisa em Turismo e Neurociências

Como a memória tem sido incorporada em estudos de experiência turística?

Autores

  • Mariana Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jéssica Maria Moreira Lopes Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
  • Carla Conceição Lana Fraga Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30946

Palavras-chave:

Memória, Turismo de Experiências, neurociência, experiência turística memorável, revisão de literatura

Resumo

Compreender a relação entre memória e as experiências turísticas pode trazer inúmeras explicações sobre como os avanços de descobertas relativas ao funcionamento do cérebro auxiliam no entendimento do comportamento dos turistas e a memorabilidade das experiências. Contudo, poucos estudos empíricos e teóricos se concentraram em relacionar memória e as experiências turísticas, em especial aqueles que utilizam teorias e métodos advindos das Neurociências. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como pesquisas anteriores relacionam e incorporam a memória às experiências turísticas e como é possível avançar por essa perspectiva. Consequentemente, focando na interdisciplinaridade, a relação entre Turismo e Neurociências torna-se um guia desta revisão da literatura. A metodologia adotada foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com base na pesquisa dos termos "turismo" e "memória" na base de dados Web of Science (WoS). Complementarmente, utilizou-se a análise de redes por meio do software VosViewer. Logo, reforça-se a necessidade de se indagar sobre as experiências turísticas memoráveis com as teorias e métodos advindos das Neurociências. Visando o futuro da pesquisa em Turismo e Memórias, o artigo propõe: (i)  uma nova agenda de pesquisa sobre Experiências Turísticas Memoráveis (MTEs); e, (ii) contribuições para planejadores e gestores do Turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Moreira Lopes, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais

Graduanda em Secretariado Executivo Trilíngue

Carla Conceição Lana Fraga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2192512329006631

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

COELHO, M.; MARIA MOREIRA LOPES, J. .; FRAGA, C. C. L. Por uma nova agenda de pesquisa em Turismo e Neurociências: Como a memória tem sido incorporada em estudos de experiência turística?. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30946. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30946. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos