Gênero, trabalho e turismo

uma Revisão Integrativa da Literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil

Autores

  • Natália Araújo de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscilla Teixeira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Ketrin Cristina Gabriel Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27107

Resumo

O turismo é conhecido por ser um setor de trabalho precarizado, que reforça estereótipos de gênero e remunera de maneira desigual homens e mulheres. A partir desta realidade, indaga-se se as investigações realizadas na academia em turismo no Brasil estão interessadas nestas disparidades. Para refletir sobre o tema, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o artigo objetiva realizar um mapeamento da produção científica brasileira sobre gênero, trabalho e turismo em dissertações e teses produzidas nos 13 Programas de Pós-Graduação (PPGs) com área básica em turismo no Brasil. Entre as 39 teses já defendidas, nenhuma aborda o tema e, das 1.618 dissertações, 12 (0,74%) o discutem, concentradas em quatro instituições (UNB, Univali, UAM e UFF) e oito orientadores. Os trabalhos foram categorizados a partir de seu campo de estudos - empreendedorismo (1), eventos (1), assédio (1), hospitalidade (2), hotelaria (2) e turismo rural (5) e também a partir das desigualdades de gênero ao qual fazem referência, a partir do estudo Desigualdades de género en el mercado laboral turístico, da Alba Sud. As dissertações evidenciam que as mulheres sofrem discriminação por receberem menos quando realizam o mesmo serviço, por terem carga horária de trabalho aumentada em virtude de negócios turísticos familiares, por terem seu trabalho invisibilizado e desvalorizado e por necessitarem realizar o serviço doméstico mesmo trabalhando fora de casa. Como conclusão, o estudo revelou que, embora algumas pesquisas careçam de criticidade, já há uma problematização sobre como as trabalhadoras são tratadas na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Turismo (Unemat). Licenciada (Unifran) e Mestra em Ciências Sociais (Unisinos). Doutora em Sociologia (UFRGS). Professora substituta no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Priscilla Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Tecnóloga em Gestão Turística (CEFET/GO), especialista em Políticas Públicas (UFG) e mestra em Turismo
(UNB). Técnica em Turismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ketrin Cristina Gabriel, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, N. A. de; SILVA, P. T. da; GABRIEL, K. C. Gênero, trabalho e turismo: uma Revisão Integrativa da Literatura em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação da área do Turismo no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n1ID27107. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27107. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos