Empreendedorismo, desafios e conquistas
as mulheres que atuam no setor turístico em Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID29193Resumo
Este artigo teve por objetivo analisar como o ato de empreender trouxe mudanças para a vida de mulheres que se tornaram empreendedoras e atuam no trade de turístico no município de Dourados-MS. Para responder ao objetivo geral foram delineados os seguintes objetivos específicos: entender o que levou essas mulheres a empreender; elencar os desafios enfrentados pelas empreendedoras no processo de gestão; identificar junto a estas mulheres as conquistas adquiridas e identificar o que almejam alcançar no futuro. O trabalho se configurou como qualitativo e foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado a seis empreendedoras. Para a coleta de dados optou-se por fazer um recorte do trade turístico, de modo que foram selecionados os seguintes setores: hotelaria, agência de viagens e empresas promotoras de eventos. Os dados coletados indicaram que o ato de empreender, para estas mulheres, está relacionado aos múltiplos aspectos de suas vidas, aspectos ligados a realização profissional, a independência financeira, a flexibilidade de horários e ao desenvolvimento de serviço/produto próprio. Quanto aos desafios de empreender na cidade de Dourados, foram elencados os seguintes aspectos: falta de mão de obra qualificada e pouco investimento na área de turismo. As perspectivas para o futuro, mencionadas pelas participantes da pesquisa, se encaminham na direção de lutar pela sobrevivência no mercado, aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e capacitar pessoas para atuarem em suas empresas e no setor do turismo como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).