Impactos socieconômicos ocasionados pela pandemia da COVID - 19 nos trabalhadores do turismo no Brasil

Autores

  • Clebia Bezerra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suellen Alice Lamas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Edson Domingos Nascimento Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID29230

Resumo

Em um momento em que toda a cadeia de valor do turismo é impactada direta e indiretamente pela pandemia da Covid-19, considerada como sem precedentes na história global, faz-se pertinente avaliar as condições de trabalho e renda dos trabalhadores do turismo no Brasil. Com base nessa realidade, faz-se o questionamento: como foram impactados os trabalhadores do setor de turismo no Brasil em meio à pandemia da Covid-19? Deste modo, o presente artigo buscou investigar os impactos socioeconômicos dessa pandemia nos trabalhadores do turismo no Brasil, a partir deles próprios. Uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa foi realizada. Valeu-se de um instrumento de pesquisa on-line para a coleta de dados, totalizando 1006 questionários válidos. A coleta aconteceu entre os dias 22 de abril a 8 de junho de 2020. A análise dos dados foi feita utilizando-se estatística descritiva. Os resultados permitiram demonstrar que o cenário mundial de impactos negativos no setor de turismo apontado na literatura também se repete no Brasil, com fechamento de empresas, desemprego, precarização das condições de trabalho, diminuição da renda dos trabalhadores, entre outros, ainda que em determinada faixa temporal, o cenário da situação da força de trabalho no turismo nacional, que se diferencia, a partir das relações de trabalho – formalidade ou informalidade, mas que, de modo geral, revela o fechamento de empresas, desemprego, diminuição da renda dos trabalhadores, preocupação pelas incertezas impostas pela crise, entre outros impactos que são abordados nesta investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebia Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Turismo, especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, doutorado em Turismo, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora da UFRN. Tem experiência na área de Turismo, Meio Ambiente e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:planejamento e gestão em turístico, unidades de conservação, ecoturismo, sustentabilidade, desenvolvimento educação.

Suellen Alice Lamas, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Mestra em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2012). Especialista em Análise Ambiental (2008) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharel em Turismo (2006) nesta mesma instituição. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ. Membro do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR)/CNPQ e do grupo Estudos integrados em Turismo e Humanidades/CNPQ. Desenvolve pesquisas especialmente nas áreas de sustentabilidade e de acessibilidade no turismo.

Edson Domingos Nascimento, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (1998), Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2006), e Doutorado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí, e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, educação, desenvolvimento e mercado, planejamento e gestão pública, governança e regionalização do turismo e participação social na gestão de destinos e regiões turísticas.

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

BEZERRA DA SILVA, C.; LAMAS, S. A.; DOMINGOS NASCIMENTO, E. . Impactos socieconômicos ocasionados pela pandemia da COVID - 19 nos trabalhadores do turismo no Brasil . Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n2ID29230. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/29230. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos