Impactos socieconômicos ocasionados pela pandemia da COVID - 19 nos trabalhadores do turismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID29230Resumo
Em um momento em que toda a cadeia de valor do turismo é impactada direta e indiretamente pela pandemia da Covid-19, considerada como sem precedentes na história global, faz-se pertinente avaliar as condições de trabalho e renda dos trabalhadores do turismo no Brasil. Com base nessa realidade, faz-se o questionamento: como foram impactados os trabalhadores do setor de turismo no Brasil em meio à pandemia da Covid-19? Deste modo, o presente artigo buscou investigar os impactos socioeconômicos dessa pandemia nos trabalhadores do turismo no Brasil, a partir deles próprios. Uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa foi realizada. Valeu-se de um instrumento de pesquisa on-line para a coleta de dados, totalizando 1006 questionários válidos. A coleta aconteceu entre os dias 22 de abril a 8 de junho de 2020. A análise dos dados foi feita utilizando-se estatística descritiva. Os resultados permitiram demonstrar que o cenário mundial de impactos negativos no setor de turismo apontado na literatura também se repete no Brasil, com fechamento de empresas, desemprego, precarização das condições de trabalho, diminuição da renda dos trabalhadores, entre outros, ainda que em determinada faixa temporal, o cenário da situação da força de trabalho no turismo nacional, que se diferencia, a partir das relações de trabalho – formalidade ou informalidade, mas que, de modo geral, revela o fechamento de empresas, desemprego, diminuição da renda dos trabalhadores, preocupação pelas incertezas impostas pela crise, entre outros impactos que são abordados nesta investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).