Os brinquedos como patrimônio cultural
uma análise comparativa entre os Museus do Brinquedo de Natal (Brasil) e de Ponte de Lima (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30017Resumo
O conceito de museu está em constante evolução no Brasil e no mundo, acompanhando as transformações sociais e colocando em evidência os elementos culturais de cada sociedade, proporcionando, desse modo, oportunidades de vivências que conciliam atividades educativas, turísticas e de lazer. Dentre as inúmeras tipologias existentes, os museus cuja temática são os brinquedos apresentam exposições nas quais objetos atemporais e presentes em diferentes culturas conseguem expressar de maneira simbólica especificidades que indiretamente caracterizam e espelham as sociedades nas quais estão inseridos. O objetivo deste artigo é discutir a valorização do brinquedo como um saber-fazer das sociedades, e, portanto, como um patrimônio cultural. Para isso, utiliza-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e estudo de caso para apresentar o conceito contemporâneo de patrimônio e efetuar comparação entre as atividades desenvolvidas em museus do brinquedo localizados no Brasil (IFRN - Natal) e em Portugal (Ponte de Lima). Observou-se que em ambos os museus as atividades propostas valorizam uma “memória do brincar”, sendo que a principal distinção entre eles é o público alvo, enquanto o Museu do IFRN recebe majoritariamente escolares, o Museu do Brinquedo Português recebe mais turistas. Ambos atuam como disseminadores de cultura. Contudo, conclui-se que ainda se faz necessário ampliar o debate sobre a importância do brincar e do brinquedo como um saber-fazer inserido no contexto da comunidade.
Palavras chave: Brinquedo, Museu do Brinquedo, Museu Temático, Patrimônio Cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).