Os brinquedos como patrimônio cultural
uma análise comparativa entre os Museus do Brinquedo de Natal (Brasil) e de Ponte de Lima (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30017Resumo
O conceito de museu está em constante evolução no Brasil e no mundo, acompanhando as transformações sociais e colocando em evidência os elementos culturais de cada sociedade, proporcionando, desse modo, oportunidades de vivências que conciliam atividades educativas, turísticas e de lazer. Dentre as inúmeras tipologias existentes, os museus cuja temática são os brinquedos apresentam exposições nas quais objetos atemporais e presentes em diferentes culturas conseguem expressar de maneira simbólica especificidades que indiretamente caracterizam e espelham as sociedades nas quais estão inseridos. O objetivo deste artigo é discutir a valorização do brinquedo como um saber-fazer das sociedades, e, portanto, como um patrimônio cultural. Para isso, utiliza-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e estudo de caso para apresentar o conceito contemporâneo de patrimônio e efetuar comparação entre as atividades desenvolvidas em museus do brinquedo localizados no Brasil (IFRN - Natal) e em Portugal (Ponte de Lima). Observou-se que em ambos os museus as atividades propostas valorizam uma “memória do brincar”, sendo que a principal distinção entre eles é o público alvo, enquanto o Museu do IFRN recebe majoritariamente escolares, o Museu do Brinquedo Português recebe mais turistas. Ambos atuam como disseminadores de cultura. Contudo, conclui-se que ainda se faz necessário ampliar o debate sobre a importância do brincar e do brinquedo como um saber-fazer inserido no contexto da comunidade.
Palavras chave: Brinquedo, Museu do Brinquedo, Museu Temático, Patrimônio Cultural.
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