Turismo cultural e patrimônio sob a perspectiva da gastronomia: o caso da mandioca

Autores

  • Patrícia Lisboa PUC-PR

Palavras-chave:

Turismo Cultural. Gastronomia. Patrimônio Cultural. Mandioca.

Resumo

A gastronomia é uma manifestação cultural das mais importantes, em que a cozinha é um símbolo da cultura, da memória e, também, da identidade de um povo. Por isso, na atualidade, a gastronomia tem sido reconhecida como patrimônio cultural, o que contribui diretamente no processo de valorização do turismo cultural, pois, proporciona experiências singulares ao turista e contribui na conservação das cozinhas regionais. Nesse universo de estudos em que a identidade cultural se relaciona com produtos alimentícios e práticas alimentares destaca-se a mandioca, o produto mais popular da alimentação brasileira desde o início da colonização. Esta pesquisa objetivou reconhecer, sob o viés da gastronomia, a mandioca como um elemento representativo da cozinha tradicional brasileira. Para tanto, fez-se uso de pesquisa descritiva exploratória de caráter bibliográfico. Os resultados permitem identificá-la como uma comida presente na memória cultural brasileira, constituindo-se, inclusive, como base para ritualização de festas e manifestações culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lisboa, PUC-PR

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2003). Especialista em Gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Cursando Especialização em Gastronomia, Padrões de Qualidade na Produção e de Serviços e Formação para Magistério Superior na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestranda do curso de Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora do curso Tecnologia em Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

Albuquerque. M.; Cardoso, E. M. R. (1980). A mandioca no trópico úmido. Brasília: Editerra.

Bahl, M.; Gimenes, M. H. S. G.; Nitsche, L. B. (2011). Territorialidade Gastronômica: as cozinhas regionais como forma de mediação do homem com o meio e como atrativo turístico. In: Revista Geográfica da América Central. Número especial EGAL, p. 1-16, Costa Rica.

Barroco, L. M. S.; Barroco.(2008). H. E. A importância da Gastronomia como Patrimônio Cultural, no Turismo Baiano. In: Revista de Investigación em Turismo y Desarrollo Local, v. 1, n. 2, março.

Bordieu, P. (1987). Esquisse d'une theorie de la pratique. Geneve: Droz.

_____. La distinción- criterios y bases sociales del gusto. 2.ed. Madrid:Taurus,1988.

Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: companhia das Letras.

Braga, V. (2004). Cultura Alimentar: contribuições da antropologia da alimentação. Saúde em revista, Piracicaba.

Camargo, C. E. D. (1985). Mandioca. O pão caboclo, de alimento a combustível. Coleção Brasil Agrícola. São Paulo: Ícone editorial Ltda.

Carneiro, H. (2003). Comida e sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Elsevier.

Cascudo, L. C. (2004). História da alimentação no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Global.

Cavalcanti, P. (2007). A pátria nas panelas. História e receitas da cozinha brasileira. São Paulo: Senac.

Ceretta, C. C. (2012). Eventos de Marca: Evidências de valor turístico na gastronomia regional do Rio Grande do Sul/Brasil. In: Revista Rosa dos Ventos, v. 4 (I), p. 89-99, jan.-jun.

Da Matta, R. (1987). Sobre o simbolismo da comida no Brasil. In: O Correio, Rio de Janeiro, v. 15, n.7, jul.

Dencker, A. F. M. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo:

Futura.

Dutra, R.C.A. (2004). Nação, Região, Cidadania: A construção das cozinhas regionais no Projeto Nacional Brasileiro. Campos: Revista de Antropologia Social. Curitiba, v. 5, n.1, p. 93-110.

Ferraccioli, P.; Silveira, E. A. (2010). A influência cultural alimentar sobre as recordações palatáveis na culinária habitual brasileira. Revista de Enfermagem, UERJ, Rio de Janeiro.

Foster, G.; Anderson, B. (1978). Medical Anthropology. New York: John Wiley e Sons.

Gimenes, M. H. S. G. (2006). Patrimônio Gastronômico, Patrimônio Turístico: uma reflexão introdutória sobre a valorização das comidas tradicionais pelo IPHAN e a atividade turística no Brasil. In: IV Seminário de Pesquisa e Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul.

Giustina, A. P. D. D.; Selau, M. S. (2009). A culinária como patrimônio imaterial. Cadernos do CEOM. Rio de Janeiro, v.23, n. 31, p. 45 – 67, jan. / mar.

Leandro, J. A . (2007). A roda, a prensa, o forno, o tacho: cultura material e farinha de mandioca no litoral do Paraná. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.27, n.54.

Lacerda, E.P. (2005). Patrimônio: Bens Culturais de natureza Imaterial de SC: Tudo por fazer. O Catarina! FCC - Fundação Catarinense de Cultura. Ano XIV, n.63.

Lemos, C. A. C. (2000). O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense.

Lobo, H. A. S. (2008). Entre sabores e vivências: Culinária típica local e ecoturismo no Centro-Sul do Brasil. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 34-50.

Maciel, M. E. (2001). Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin? Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre. Ano 7, n. 16, dezembro.

Martins, U. M. O. (2009). A gastronomia portuguesa no Brasil – Um roteiro de turismo cultural. Dissertação de Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo. Universidade do Aveiro. Aveiro.

Matias, L. F.; Mascarenhas, R. G. T. (2008). Culinária tropeira e suas potencialidades no turismo dos campos gerais do Paraná: Uma análise nos municípios de Castro, Lapa e Tibagi. Cultur: Revista de Cultura e Turismo. Ilhéus – Bahia, ano 02, n. 02.

Mintz, S. W. (2001). Comida e antropologia: uma breve revisão. Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS). São Paulo, v. 16, n. 47, p. 210 – 234, jan/mar.

Montanari, M. (2008). Comida como cultura. São Paulo: Sena.

Morin, E. (2001). A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Müller, S. G. (2003). Avaliação de não conformidades no preparo e no receituário de pratos da gastronomia de base açoriana servidos em restaurantes de comidas típicas de Florianópolis. Dissertação de Mestrado em engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

_____; Amaral, F. M.; Remor, C. A. (2010). Alimentação e Cultura: Preservação da Gastronomia Tradicional. Anais... VI SeminTUR – Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul-RS.

Müller, S. G.; Amaral, F. M. (2012). A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais. In: Revista Thema.

Nadalini, A. P. (2009). Comida de santo na cozinha dos homens: um estudo da ponte entre alimentação e religião. Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

Oliveira, S. L. de. (1998). Tratado de Metodologia Científica. São Paulo.

Ornellas, L. H. (2003). A alimentação através dos tempos. Florianópolis: UFSC.

Pereira, N. V. (1993). Os Engenhos de Farinha de Mandioca da Ilha de Santa Catarina: Etnografia Catarinense. Florianópolis: Editora Cultural Açorianista.

Pertile, K.; Gastal, S. (2012). Gastronomia e turismo: a presença dos ingredientes nos pratos tradicionais. In: 5º Congresso Latino-Americano de investigação turística. São Paulo-SP.

Pinto. M. D. N. (2002). Mandioca e Farinha: subsistência e tradição cultural. Seminário de Alimentação e Cultura. Rio de Janeiro, CNFCP/Funarte, Ministério da Cultura.

Poulain, Jean-Pierre. (2004). Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: UFSC.

Rischbieter, I. L. K.; Dreher, M. T. (2006). O papel da cultura local no desenvolvimento do turismo em Blumenau-SC (2000-2005). Anais... IV SeminTUR – Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, Caxias do Sul-RS.

Santos, C. R. A. dos. (2005). A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. Dossiê: História da Alimentação. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 42, n. 0, p. 11-31.

_____. (2007). História da Alimentação no Paraná. Curitiba: Juruá.

Santos, R. I. C. dos. (2001). Conhecimento, conscientização e preservação de patrimônio cultural para a prática do turismo. Turismo Visão e Ação, ano 4, n. 8.

Savarin, B. (1995). A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras.

This, H.; Monchicourt. M. (2009). Herança culinária e as bases da gastronomia molecular. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Teixeira, E.D. (2004). Receita qualquer um traduz. Será? A Culinária como área técnica de tradução. Dissertação (Mestrado em Inglês) – Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Telles, M. F. P. (2007). O Registro como forma de proteção do patrimônio cultural imaterial. Revista CPC – USP. São Paulo, n.4, p. 40 – 71. mai. / out.

Uggioni, P. L. (2006). Valorização do patrimônio gastronômico regional açoriano: Gestão de qualidade em restaurantes típicos em Florianópolis – SC. Dissertação de Mestrado em Nutrição. Universidade federal de Santa Catarina.

Unesco. (1989). Recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. 25ª Reunião, Paris.

Zuin, L. F. S.; Zuin, P. B. (2008). Produção de alimentos tradicionais contribuindo para o desenvolvimento local/regional e dos pequenos produtores rurais. In: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 4, n. 1, jan.-abr.

_____. (2009). Alimentação é cultura – aspectos históricos e culturais que envolvem a alimentação e o ato de se alimentar. Nutrire, Revista Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo, v. 34, n. 1.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

LISBOA, P. Turismo cultural e patrimônio sob a perspectiva da gastronomia: o caso da mandioca. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6059. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos