Análise da competitividade do turismo no município de Aracaju

Autores

  • Joab Almeida Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiane Alcântara de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho do turismo de Aracaju, capital do estado de Sergipe, no período de 2008 a 2013, tomando-se como base os relatórios anuais dos estudos de competitividade do destino indutor do turismo em Sergipe, comparando-a com as demais capitais brasileiras. Tal análise se deu a partir de treze dimensões utilizando-se variáveis conforme metodologia aplicada pela Fundação Getúlio Vargas através de solicitação do Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Peculiaridades do desenvolvimento turístico de Aracaju se sobressaíram nesta análise, permitindo, além de argumentos comparativos sobre a média de indicadores dos destinos concorrentes, a proposição de atividades de gestão que possam superar tendências negativas de desenvolvimento do setor, servindo de contribuição para outras pesquisas e para o planejamento no setor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joab Almeida Silva, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Turismo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil.

Cristiane Alcântara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada e bacharel em Geografia. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia - Universitat de Barcelona. Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

SILVA, J. A.; DE JESUS SANTOS, C. A. Análise da competitividade do turismo no município de Aracaju. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6887. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos