O Turismo cultural e o projeto ReHabitar no bairro da ribeira: a conservação do patrimônio histórico de Natal-RN através da habitação social e da atividade turística

Autores

  • Sylvana K. Marques Doutoranda em Ciências Sociais /UFRN - Bolsista Capes. http://orcid.org/0000-0002-5839-4562
  • Anna Gabriella Cordeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN - Mestre em História e Espaço

Resumo

A degradação dos centros urbanos e os processos de requalificação têm sido alvo de diversas políticas públicas associadas ao fomento da atividade turística. Projetos que visam o uso habitacional, majoritariamente, se relacionam com esse tipo de política, uma vez que buscam valorizar o solo urbano a partir das práticas sociais e da conservação do patrimônio edificado. Diferentes segmentos sociais afirmam que a habitação do solo a partir das premissas do Projeto ReHabitar ultrapassam as perspectivas economicistas e unem-se a agenda do turismo cultural por meio de um planejamento participativo. Nessa perspectiva, será feita a análise do Projeto ReHabitar, que propõe a requalificação dos edifícios históricos para a habitação social no bairro da Ribeira em Natal-RN. Discutir-se-á o uso do solo para habitação concatenado a emergência, a decadência e a revitalização do bairro. E, a classificação em caráter prioritário dos edifícios para a requalificação, que consequentemente estimulariam o turismo. Visto que, desses edifícios, apenas o Edifício Bila foi reformado, organizou-se a coleta de depoimentos com os seus moradores, objetivando captar as representações dos indivíduos que estão repovoando o bairro da Ribeira, a fim de se entender as fragilidades, as conquistas e as mediações do Projeto ReHabitar em suas conexões com as políticas voltadas para a atividade turística na capital potiguar, que na atualidade, visam a mediação com os diferentes indivíduos envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvana K. Marques, Doutoranda em Ciências Sociais /UFRN - Bolsista Capes.

Doutoranda em Ciências Sociais (UFRN), Mestre em Turismo (UFRN), Especialista em Gestão e Estratégia de Marketing (FIJ), Bacharel em Turismo (FACEX), Graduanda em Ciências Sociais (UFRN)

Anna Gabriella Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN - Mestre em História e Espaço

Historiadora, com mestrado em História e Espaços.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

MARQUES, S. K.; CORDEIRO, A. G. O Turismo cultural e o projeto ReHabitar no bairro da ribeira: a conservação do patrimônio histórico de Natal-RN através da habitação social e da atividade turística. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6910. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos