MICE Tourism (Meetings, Incentives, Conferencing and Exhibitions) como gerador de Turismo Interno: Analisando a cidade de Pelotas, RS

Autores

  • Adriana Fumi Chim-Miki Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Adalberto dos Santos Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Christina Oliveira Matos Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n1ID6928

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as oportunidades do Turismo MICE Interno para as cidades consideradas regionais.  Esta modalidade de turismo urbano, em termos mundiais e nacionais tem apresentado expressivo crescimento.  Além disso, está sendo indicada como um produto complementar ou substituto ao clássico turismo de Sol e Praia, especialmente para destinos que estão apresentando sintomas da maturidade deste modelo, ou áreas em que não há condições naturais favoráveis a um completo desenvolvimento baseado em Sol e Praia. Objetivando contribuir com a literatura acadêmica, se apresenta uma revisão conceitual e tipológica do turismo MICE, seguido de uma revisão de determinantes ou atributos para destinos MICE.  Desta revisão se extrai os principais determinantes da competitividade do turismo MICE regional, aplicando-os em uma análise empírica da cidade de Pelotas como candidata a Destino MICE Regional.  A metodologia é qualitativa, sendo um estudo de caso que utiliza dados primários  através de informação coletada nos sites de promoção turística oficiais do município.  Conclui-se que a cidade de Pelotas, situada no sul do Estado do Rio Grande do Sul, possui condições de tornar-se um Destino MICE Regional, porém se recomenda uma melhoria no planejamento turístico, em términos de focalizar no desenvolvimento dos atributos de competitividade MICE, e especialmente uma melhoria na qualidade e quantidade das informações sobre suas capacidades como Destino MICE. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fumi Chim-Miki, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Doutora do Programa Turismo, Economia e Gestão - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

 

Adalberto dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pelotas

Centro de Integração do MERCOSUL

Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

Doutorando do Programa Interuniversitario en Turismo da Universidad de Málaga

Christina Oliveira Matos, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Doutoranda do Programa Turismo, Economia e Gestão - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

 

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

FUMI CHIM-MIKI, A.; DOS SANTOS JÚNIOR, A.; OLIVEIRA MATOS, C. MICE Tourism (Meetings, Incentives, Conferencing and Exhibitions) como gerador de Turismo Interno: Analisando a cidade de Pelotas, RS. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n1ID6928. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6928. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos