MICE Tourism (Meetings, Incentives, Conferencing and Exhibitions) como gerador de Turismo Interno: Analisando a cidade de Pelotas, RS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n1ID6928Resumo
Este artigo objetiva apresentar as oportunidades do Turismo MICE Interno para as cidades consideradas regionais. Esta modalidade de turismo urbano, em termos mundiais e nacionais tem apresentado expressivo crescimento. Além disso, está sendo indicada como um produto complementar ou substituto ao clássico turismo de Sol e Praia, especialmente para destinos que estão apresentando sintomas da maturidade deste modelo, ou áreas em que não há condições naturais favoráveis a um completo desenvolvimento baseado em Sol e Praia. Objetivando contribuir com a literatura acadêmica, se apresenta uma revisão conceitual e tipológica do turismo MICE, seguido de uma revisão de determinantes ou atributos para destinos MICE. Desta revisão se extrai os principais determinantes da competitividade do turismo MICE regional, aplicando-os em uma análise empírica da cidade de Pelotas como candidata a Destino MICE Regional. A metodologia é qualitativa, sendo um estudo de caso que utiliza dados primários através de informação coletada nos sites de promoção turística oficiais do município. Conclui-se que a cidade de Pelotas, situada no sul do Estado do Rio Grande do Sul, possui condições de tornar-se um Destino MICE Regional, porém se recomenda uma melhoria no planejamento turístico, em términos de focalizar no desenvolvimento dos atributos de competitividade MICE, e especialmente uma melhoria na qualidade e quantidade das informações sobre suas capacidades como Destino MICE.
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